Não importa se você está começando agora ou se já está há mais tempo no mercado de trabalho. Dicas para alcançar uma carreira profissional mais feliz e realizada são sempre muito bem-vindas, né?! Colocamos “feliz” no título porque aqui na Marmotex a gente realmente acredita que essa palavra é a base de tudo.

Leia as dicas, coloque em prática e depois conta pra gente o que achou. Queremos ser mais que amigos, friends hehe! E te ajudar em tudo o que for preciso para te deixar sempre feliz, começando pela comida, claro!

1. Pense na sua carreira profissional como uma coleção de experiências.

Não importa a quantidade de empresas que você já trabalhou ou os cargos que já alcançou. O que importa mesmo é estar sempre colecionando experiências, estar sempre aprendendo coisas novas.

2. Não busque apenas a realização financeira.

Trabalhar com o que gosta ou ter isso como um objetivo no médio/longo prazo é muito importante. A vida é muito curta para ter uma carreira que você odeia.

3. Busque sempre fazer a diferença por onde passa.

Entregando resultados/melhorias o mais rápido possível na empresa onde trabalha. Não faça só por fazer. Estabeleça metas e dê o seu melhor para alcançá-las. Dessa forma, você não coleciona, apenas, cargos no seu currículo, mas sim, resultados, projetos e realizações comprovadas.

4. Se aventure. Corra riscos.

Parece louco, né? Mas essa é uma das formas de você sempre se colocar na posição de aprendiz. Se desafiando a estar sempre melhorando e aprendendo coisas novas, se possível, todos os dias.

5. Gaste mais tempo conversando com as pessoas do que sozinho na frente do computador.

Relacionamentos são estabelecidos entre pessoas, por mais que a tecnologia facilite muita coisa. Não perca a oportunidade de conversar com outras pessoas, de aprender, de trocar experiências. A hora do almoço é uma ótima oportunidade pra isso. Então, não perca tempo em filas de restaurantes, invista seu tempo (tão precioso!) com pessoas que você admira, com pessoas que “você quer ser no futuro”.
Pra te ajudar nisso, a Marmotex é uma ótima solução. Clique na imagem abaixo e peça seu almoço ou deixe agendado. Receba no horário combinado, sobrando tempo pra você fazer o que acha importante.

Carreira Profissional

6. Faça um planejamento da sua carreira profissional.

Não se deixe levar pela música “deixa a vida me levar, vida leva eu” (rsrs!). Ter objetivos bem claros e no papel são bem importantes. Para “chegar lá” vale se sacrificar no início. Sempre imagino minha vida como uma imagem, um quebra-cabeça. Onde não existe decisões certas ou erradas, mas sim, decisões/atitudes que fazem parte ou não do meu quebra-cabeça, que vão me levar ou não para o meu objetivo final. Pensar dessa forma, deixa as decisões um pouco mais leves. Experimente!

7. Viaje o máximo que conseguir.

Aprender sobre outras culturas, outras línguas te faz uma pessoa, e como consequência, um profissional com horizontes mais expandidos, com um olhar mais abrangente de tudo, com um repertório mais amplo para a criatividade.

8. Leia muito.

Ainda seguindo a dica anterior, viaje, mas dessa vez, nos livros. Eles são fontes acessíveis de conhecimento. Pra te ajudar nisso, contei nesse artigo aqui, os 5 livros favoritos do nosso CEO, vale a pena conferir.

Espero que essas 8 dicas te ajudem a percorrer o caminho para uma carreira profissional feliz! E lembre-se, conte sempre com as marmotinhas aqui!