Um almoço de negócios? Sim.

Uma reunião durante o almoço? Sim.

Discutir coisas enquanto come? Sim.

Por que? Porque você consegue otimizar seu tempo e o da sua equipe, proporcionar um almoço diferente (o que também ajuda na integração do pessoal, como já falamos nesse post), além de dar maior ânimo pro pessoal executar os planejamentos.

Não foi convencido? Então vou te apresentar um guia de como ter uma reunião de respeito.

Você já parou pra pensar na estrutura de uma reunião? Como deixá-la agradável a todos, sem tomar tempo desnecessário, sair com a sensação de missão cumprida e ânimo para colocar em prática todas as ações que planejaram? Eu sei que isso só parece possível em um mundo perfeito, mas estou aqui para te ajudar. Vou dar uma ideia de reunião bem bacana: faça dela um almoço de negócios!

Para um almoço de negócios produtivo, comece pela programação e planejamento

Foi decidido que temos que discutir o projeto com todos os envolvidos. Quando será feita a reunião? No almoço! É mais prático e não temos conflito de horários com os demais projetos. Defina então uma data que seja confortável para todos os participantes se programarem. Lembre-se apenas que toda reunião deve ter um horário de início e fim. Ninguém quer ficar preso no blablablá dos outros, né? Inclusive, se alguns participantes têm que apresentar algo nessa reunião, considere o prazo para que eles finalizem os afazeres e se prepararem para a reunião.

Próximo passo para um almoço de negócios eficaz, se preocupe com a forma que convida as pessoas

Quando vamos convidar alguém para um almoço, não fazemos com energias negativas ou má vontade. Pois, claramente a pessoa não comparecerá – ou irá com má vontade. Certo? Com a reunião é a mesma coisa. Deixe claro os objetivos da reunião e porque é importante que essa pessoa esteja ali. Se ela não quiser “gastar” seu almoço com uma reunião, apresente argumentos como otimização do tempo ou comida boa como moeda de troca. A Marmotex se responsabiliza por um cardápio especial para essa ocasião, então sua missão é só convencer as pessoas que será bom para todos os lados.

Identifique quem está participando da reunião, o papel que cada um tem na empresa e permita que todos emitam opiniões sobre o tema a ser discutido

Chegamos no almoço, está na hora das apresentações e do prato de entrada. Antes de qualquer coisa é importante revisar as considerações que você fez para a ocasião e como pode contribuir para a discussão. O grupo pode ser grande, então observe quem está presente e interaja quando for pertinente, respeitando a vez dos outros. Quem é o Alberto? Ah sim, o Alberto é o responsável pela frota dos carros, legal. Se o Alberto for falar sobre tributação e isenção fiscal, já sei que não preciso levar em consideração, diferente do comentário da Matilde em relação a este assunto, pois ela é a assistente do recebimento fiscal, logo, tem maior propriedade para falar do assunto. Escute o que todos têm pra falar, mas não alimente discussões que irão fugir do tema.

ALMOÇO NO TRABALHO: 3 FORMAS DE PROMOVER E INCENTIVAR

Vamos agora para o tão esperado prato principal! Estamos passando por todas as pautas e você interagiu quando possível, fez perguntas e ficou atento ao que os outros tinham pra falar. Está indo rápido, não está? É porque o ambiente e o contexto nos deixam compenetrados, o que faz parecer que o tempo está mais rápido! Se estamos em um encontro com amigos, o almoço passa voando; se estamos em casa vendo TV, vish… você deita no sofá e quando menos espera já terminou de ver A Lagoa Azul pela 39ª vez.

A ideia aqui é a mesma, fazer de uma coisa chata (como uma reunião), um almoço prazeroso que também pode falar de negócios.

Finalmente a hora da sobremesa! A reunião foi um sucesso, comemos e discutimos tudo o que foi proposto. Agora é hora dos doces e das conversas descontraídas. Essa é a outra vantagem de fazer um almoço de negócios, existe um momento certo para ter aquelas conversas de rotina, perguntar sobre a família e interagir com os demais membros da equipe. Se você separa um momento específico pra isso, a chance de dispersão ou fuga do assunto durante a reunião diminui.

Para saber como podemos te ajudar a alimentar o pessoal no almoço de negócios, basta acessar esse link aqui. Nosso serviço de lunch meeting monta um cardápio especial para a ocasião, isso facilita bastante caso queira engajar sua equipe, agitar a rotina com algo diferente e, finalmente, fazer um almoço de negócios de resultado.

1 comentário

Leave a Response