Comemorar os aniversariantes do mês pode ser uma estratégia de liderança importante para aplicar na sua empresa! Parece até um gesto simples, mas mostrar aos seus funcionários que você se importa com eles é uma manobra poderosa. Ignorar datas especiais trazem pontos negativos para a empresa, sabia? O reconhecimento dos funcionários e a prevenção da rotatividade estão intimamente ligados.

Segundo o Relatório de Engajamento dos Funcionários da Tiny Pulse feito em 2017, apenas um em cada quatro funcionários sentem-se valorizados no trabalho. Dos entrevistados para a pesquisa 69% dos funcionários trabalhariam mais se sentissem que seus esforços eram mais bem-vindos. E ainda quando perguntados sobre o que os líderes poderiam fazer para melhorar o engajamento, 58% dos entrevistados responderam “dar reconhecimento”.

Abaixo vamos mostrar que, mesmo em grandes organizações, é possível reconhecer o aniversário de cada funcionário de maneira significativa. Especialmente se você dividir a empresa por departamentos. Você não precisa dar uma grande festa! Pequenos gestos podem ter um grande impacto.

Por que comemoramos aniversário?

Como surgiu o Aniversário

É tão comum comemorarmos o aniversário que poucas vezes paramos para pensar por que temos essa tradição. Não é pela atenção, festa ou só pela comida (apesar de ser um bom argumento). Esse nosso costume tem uma explicação que vai além das bexigas e das embalagens coloridas.

Afinal, de onde surgiu essa comemoração estranha (um monte de gente ao redor de um bolo pegando fogo parece ligeiramente bizarro, vai)? A revista Superinteressante publicou um artigo onde explica que o costume de comemorar aniversário começou por volta de 3000 a.C. Na época a comemoração era restrita a “seres superiores” como faraós e deuses. Com o tempo as pessoas começaram a aderir às comemorações, no entanto, nos primórdios do cristianismo o costume foi abolido por causa das origens pagãs. Quando a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e até hoje eles fazem parte da nossa cultura. Você aí pensando que Natal e aniversário não tinham nada a ver!

Outra curiosidade legal é que aqui no Brasil, o nosso “Parabéns a Você” foi uma música decidida em um concurso! A farmacêutica Berta Celeste Homem de Melo tinha essa hobby louco de inventar jingles e músicas curtas. Em 1942 ela se inscreveu em um concurso promovido pela Rádio Tupi-RJ e ganhou! Que prêmio, hein? Nós até hoje cantamos sua música várias vezes durante o ano!

O poder mágico de comemorar os aniversariantes do mês

O que te motiva a sair de casa todos os dias e ir trabalhar? Mesmo que bem resolvido e com os propósitos da vida bem alinhados, eventualmente cairá no tema dinheiro. Poucos são aqueles que se submetem a trabalhar arduamente sem ganhar nenhum tostão, não é mesmo? Logo, você deve pensar que a grande motivação para os funcionários é o salário. Só que não é bem assim.

Segundo muitos pesquisadores, um dos motivadores mais poderosos para os funcionários é o reconhecimento. O dinheiro sempre será um fator determinante. No entanto, quando o funcionário recebe um aumento, o efeito motivacional passa muito rapidamente se ele permanecer com os mesmos estímulos. O reconhecimento do funcionário, por outro lado, tem um efeito mais duradouro e mais perceptível na motivação da equipe – sem necessariamente mexer na receita da empresa.

Aqui no blog já falamos algumas vezes sobre a importância do coletivo, de formar e gerenciar uma boa equipe (inclusive temos um e-book sobre liderança que você pode baixar aqui). O reconhecimento do funcionário e do grupo são excelentes ferramentas para aumentar a moral, estimular a equipe e buscar melhores resultados. E uma das formas que pode contribuir muito para essa estratégia de reconhecimento é comemorar os aniversariantes do mês.

Ebook Liderança

Por que aniversários funcionam tão bem como motivadores

Você provavelmente poderia pensar em diversas maneiras de convencer seus superiores a darem uma festinha e socializarem com a galera. O fechamento de um grande projeto, um salto na receita ou um aumento nas vendas podem ser bons motivos para celebrar com sua equipe. Mas o que falta nesses eventos é o foco em uma pessoa. Quando comemoramos a conquista de um time, trabalhamos o coletivo, o que todos conquistaram juntos. É importante também pensar nos indivíduos e o papel de cada um para a equipe.

Comemorar é uma chance para uma pessoa ficar no centro das atenções e ser reconhecida separadamente. Por um dia, é o dia dele. Ainda que seja comemorados todos os aniversariantes do mês, naquele dia eles vão receber um foco especial. Funcionários de diferentes departamentos podem se mesclar, pois ainda assim terá um ou dois aniversariantes por equipe. Essa é uma vivência diferente para o indivíduo. No círculo de companheiros que ele mantém dentro da empresa, ele terá um dia especial.

Mesmo que o dia de trabalho aconteça como de costume, a mesma hora de início e fim, com a mesma rotina e serviço. O dia parece diferente quando você é o aniversariante! Ser reconhecido nesse seu dia especial é muito gratificante. Quem não gosta de um abraço apertado, um sorriso sincero ou um mimo de presente?

Quando os dias especiais passam em branco

Ok, você não acredita que os aniversários sejam tão motivadores assim. Quiçá você não gosta nem de pensar em ficar mais velho! Está tudo bem. Mas antes de caçar outra coisa para ler na internet, eu te pergunto: você fica chateado quando esquecem do seu aniversário? Já passou por aquela briga clássica de casais ou amigos quando um deles esquece o dia especial do outro? Seja aniversário, aniversário de casamento, de namoro ou qualquer outra data importante. O fato é que passar um dia especial sem qualquer celebração é visto, em nossa cultura, como um momento triste. Poxa, justo hoje a pessoa não lembrou de mim?

Na empresa, esse mesmo quadro se repete. Se comemorar os aniversariantes do mês é um grande motivador, não celebrar os aniversários é um desmotivador igualmente poderoso. Quando os dias especiais dos funcionários são ignorados, o funcionário se desmotiva. Ele se sente apenas mais um dentro da empresa, mais uma engrenagem da grande máquina. Como não é valorizado enquanto indivíduo, seu trabalho passa a ser visto apenas como uma ferramenta para produzir resultados.

Esse pensamento pode despencar o comprometimento que o funcionário tem com a empresa. Isso pode acarretar o aumento das faltas, queda da produtividade ou até mesmo da alta rotatividade dos funcionários, que sempre estão em busca de um local de trabalho mais acolhedor para passar suas horas de trabalho. Você percebe como a motivação pode ir muito além do salário?

Afinal, como celebrar os aniversariantes do mês?

Aniversario na empresa

Bom, você compreendeu que comemorar os aniversariantes do mês pode ser uma boa estratégia de liderança para sua empresa. Agora, basta saber quando cada um faz aniversário! Comece fazendo uma planilha de acompanhamento, use eventos na sua agenda online ou crie lembretes para te avisar. Esta é uma ótima maneira de se certificar de que ninguém é esquecido. Quando vier o lembrete, faça um pequeno comentário, por mínimo que seja. Uma mensagem, um e-mail ou falar “Parabéns!” pessoalmente, mesmo que gritado do fundo do corredor, faz com que a pessoa saiba que seu dia foi lembrado.

Um cartão de aniversário pode ser passado para todos assinarem ou até colado no quadro de avisos, assim todos podem parabenizar o aniversariante, caso queiram. Muitas empresas colocam os dias dos aniversários para que todos possam ver, mas antes de fazer isso, aconselho que pergunte ao funcionário se ele quer que sua data especial seja divulgada. Antes de qualquer comemoração, é importante saber se não vai chatear ou interferir na vida do aniversariante de alguma forma negativa.

Agora se quer ir além e fazer desse dia um fator para comemoração com a equipe, então as opções são do tamanho da sua criatividade. Algumas empresas escolhem padronizar comemorações com almoço especial, outros com um café e pausa rápida para um bolo ou até festas no final do expediente com direito a cada um levar um prato.

Seja como for, se chegou até aqui é porque percebeu que comemorar os aniversariantes do mês pode ser uma boa estratégia de liderança. Então converse com o departamento de RH, se sua empresa ainda não faz, dê a ideia de comemorar os aniversariantes do mês. Acredito que juntos vão pensar em algo bacana para oferecer aos seus funcionários e colegas.

A gente adora um aniversário!

As opções para comemorar os aniversariantes do mês são variadas! Nós da Marmotex gostamos tanto que temos um ritual bem divertido: além da festa para comemorar os aniversariantes do mês no final do expediente, temos sempre a torta na cara dos aniversariantes! Parece algo horrendo, mas as risadas que rendem valem MUITO a pena! Se quiserem ver, só acompanhar a gente pelas redes sociais (@marmoloko).

Se você se empolgou e quer fazer um SUPER almoço para comemorar os aniversariantes do mês, vou te dar uma ideia: Você pode dar de presente um almoço personalizado! A Marmotex libera um cardápio especial para os aniversariantes (ou para sua equipe inteira), cada um escolhe a comidinha que quiser e a gente entrega tudo junto na sua empresa! Vai falar que não dá uma boa festa? Você não se preocupa com a comida, bebida e nem sobremesa! Quem sabe até conseguimos dar um bolo de presente!hehe.

Gostou da ideia? Então é só clicar na imagem abaixo pra solicitar um orçamento 😉

Aniversário na Marmotex

Leave a Response