Please assign a menu to the primary menu location under menu

A gente já passou da época de associar o ato de comer salada à pessoas que fazem dieta, né?! Convenhamos, isso não tem nada a ver! Hoje quero quebrar ainda mais esse tabu. Então, separei 7 razões para mostrar que todos nós precisamos comer salada com maior frequência.

Aff salada, credo!

Vou falar de um prato que carrega muitos estereótipos. Pois um prato verde, cheio de folhas e com legumes abundantes não é pra qualquer um. Aliás, são poucas as pessoas que costumam consumi-lo diariamente. Mas por quê?

Quem não teve o hábito de comer salada na infância, geralmente não gosta de colocar as folhas no prato. Isso porque é uma comida geralmente fria e cujo sabor e textura são realmente diferentes da maioria dos pratos. No entanto é possível reverter esse cenário.

Quando adultos podemos pensar melhor nas nossas escolhas da vida e também daquilo que colocamos no nosso prato. Hoje eu percebo a diferença no meu rendimento ao longo do dia quando opto por refeições mais saudáveis. Mas nem sempre foi assim.

Quando eu aprendi a comer salada

Sou o tipo de adulto que só aprendeu a comer salada depois dos meus 20 e poucos anos. Sabe aquela fase que você começa a perceber que o discurso fitness talvez faça um pouco de sentido? Afinal, cuidar de si é perceber que o sono depois do almoço pode ser evitado, que o exercício diário pode reduzir a dor nas coisas e até que comer salada pode melhorar a rotina.

Como você pode ver, eu demorei e custei a gostar de comer salada. Só quando me permiti olhar a alimentação por um viés saudável que percebi o quanto estava monotemática nas minhas refeições (lanche, macarrão, arroz, feijão e ovo). Colocar salada no prato abriu novos horizontes para minha alimentação e isso impactou minha rotina.  

Portanto, comer salada não precisa ser um tabu. Tem dias que você come mais, outros menos. O importante é se abrir para testar novos sabores. Mesmo se você não gosta, é possível aprender a comer salada da mesma forma que aprendemos qualquer outra coisa da nossa vida.

comer salada

O prato que é do tamanho da sua criatividade

A salada é um dos pratos mais versáteis que existem. Não é a toa que protagoniza habitualmente o começo dos almoços e jantares em muitos países do mundo. Quem quer comer salada pode montar seu prato do jeito que quiser! E a garantia vai ser sempre comer um prato refrescante e muito saudável.

Além disso, as saladas estão abertas à imaginação e à criatividade de qualquer pessoa. Quer combinar folhas de rúcula bem amargas com o doce do tomate seco? Tudo bem. Quer colocar um molho especial e bacon? Pode também! Comer salada é incrível porque você pode preparar combinações surpreendentes com o seu toque criativo.

Tem gente que até torce o nariz se ver um prato de salada bem colorido, né? Eu já até comentei da importância de um prato colorido por aqui, mas devemos lembrar que comer salada vai além de apenas variar nas verduras e legumes. Ter uma alimentação equilibrada e saudável é um projeto de vida. Claro que nas dietas e acompanhamentos nutricionais a salada é utilizada para alcançar objetivos de emagrecimento, mas não é apenas isso.

comer salada

7 razões para você colocar verde no seu prato!

Além de serem importantes na nossa alimentação, as saladas ajudam na hidratação do nosso organismo, são de fácil e rápida digestão e ricas em nutrientes essenciais. Para te ajudar a gostar ainda mais ou dar uma chance para as verduras e legumes, veja a seguir, 7 razões para você colocar mais verde no seu prato!

1. Comer salada faz bem para a saúde

Ei, não sou só eu que falo isso, viu? O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda o consumo de pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia. Um prato de salada bem diverso e colorido é rico em nutrientes, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, ele ajuda a nutrir nosso corpo, a manter um bom funcionamento do intestino e ainda a controlar e evitar uma série de problemas e doenças.

2. As saladas te ajudam a emagrecer

Não tem como negar que um prato de salada tem baixo nível calórico, não é? Não precisaria nem fazer a comparação de peso de uma fatia de pão e uma porção de alface, mas como eu sei que você é tão curioso quanto eu, vou te falar. Um pão francês (50g) possui 135 calorias, já quatro fohas de alface (40g) possuem 8 calorias. Agora você sabe porque as saladas são protagonistas nas dietas. Além de ser pouco calórica a salada pode conter verduras e legumes que ajudam a aumentar a saciedade e eliminam toxinas do organismo que atrapalham o emagrecimento. Por isso que quem quer emagrecer com saúde usa e abusa das saladas.

3. As saladas são práticas

Comer salada é muito prático. Quando você chegou tarde em casa e está sem paciência para cozinhar, ela é uma ótima opção. Mas se você quer comer algo diferente e não quer pensar muito nos acompanhamentos, a salada também se mostra super versátil. E ainda, se quer um almoço rápido e saudável para dar conta da correria do dia, quem aparece pra te salvar? A salada! E a Marmotex, claro!hehehe

Como eu disse ali em cima, as saladas aceitam todos os tipos de combinações! Então, se você está com vontade de comer peixe, uma salada vai bem como acompanhamento, mas se quer um hambúrguer, também pode acrescentar umas folhinhas de alface. Então não tem desculpa para não colocar verde no seu prato, viu?

*SPOILER: No fim do texto tem combinações deliciosas de pratos com salada! 😍

4. Comer salada melhora o funcionamento do intestino

Atenção, alerta de assunto delicado. Quer dizer, não tão delicado assim, afinal, ninguém gosta de ficar passando mal porque não consegue ir ao banheiro, não é? Para as marmotinhas que tem o tal do intestino preso, meu conselho é comer salada diariamente. Isso porque elas são ricas em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.

5. As saladas previnem o envelhecimento precoce

A alimentação saudável proporciona diversos benefícios para a sua saúde e um deles é ter uma carinha jovem por mais tempo.  É comprovado cientificamente que pessoas que seguem práticas saudáveis têm maior longevidade e a alimentação é primordial nesse processo. Comer salada vai te ajudar nesse processo pois ela é rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. Além de que algumas verduras e legumes também diminuem o risco de desenvolver certas doenças cardíacas e diabetes.

6. As saladas são digeridas rapidamente

Quem não tem uma alimentação regular ou equilibrada, muitas vezes sofre com a má digestão. Aquele mal estar logo após as refeições que te impede de performar bem em suas atividades. Isso acontece porque quando exageramos na refeição, exigimos muito do nosso corpo no processo de digestão. Jantar ou almoçar uma quantidade excessiva de comida uma vez na semana está ok, mas fazer isso todo dia já é abusar do nosso corpo.

Prefira então, manter um equilíbrio nas refeições, compensar uma alimentação saudável e regrada com esses momentos de vontade e saciedade. As saladas além de serem um coringa importante nas opções de refeição, também vão compor sua refeição te dando mais saciedade sem ter o peso de um monte de comida, pois são de fácil digestão.

7. Melhoria da qualidade de vida

Ao compartilhar como aprendi a comer salada, quis mostrar para você duas coisas: (1) minha conquista de dar orgulho ao Boss Osmar que sempre criticava a falta de verde no meu prato; e (2) como essa simples mudança teve impacto na minha vida. O simples fato de passar a comer mais salada me fez abrir a mente para essa tal de alimentação saudável.

Com uma alimentação saudável você vai ter muito mais energia para fazer suas atividades e seu corpo estará bem para aproveitar também o período que está em casa, descansando. Seu desempenho em cada atividade tende a melhorar, inclusive no trabalho, como já comentei nesse artigo do blog.

Tá bom… Vou dar uma chance pra salada!

Se você vai dar uma chance para finalmente comer salada, então quero te ajudar! Separei 3 saladas deliciosas do menu da Marmotex para você pedir e se converter ao mundo saladeiro.

comer salada

Salada italianos

Mix de folhas (alface crespa e americana), macarrão integral, tomate cereja, frango em cubos, azeitonas pretas e molho pesto.

comer salada

Salada caesar

Mix de folhas (alface crespa e americana), filé de frango em cubos, queijo parmesão, croutons e molho Caesar.

comer salada

Salada tropicais

Mix de folhas Gourmet (alface romana, radicchio e rúcula), queijo gorgonzola, manga, tomate cereja, mix de castanhas e molho de vinagrete balsâmico.

Gostou? Então corre pedir sua salada! E se quiser uma mistura boa de uma proteína com salada, tem também! Entre no site www.marmotex.com, faça seu cadastro e veja todas as opções!  

Almoço na Marmotex

Leave a Response