Olá, marmortóvskis! Nesse post vou te apresentar 3 lugares que você pode encontrar comida típica da Rússia. À essa altura do campeonato, você já deve saber que a Rússia é o país sede da Copa do Mundo de 2018, né?! Quem está acompanhando pôde conhecer um pouco do país e da sua cultura pela TV. As cidades sede são lindas, com praças gigantescas, igrejas que parecem feitas de marshmallow e tantos palácios que me sentiria na vila da Disney.

A gastronomia da Rússia é cheia de pratos que lembram os nossos, brasileiros. Inclusive, demos nosso jeitinho maroto em um grande prato russo e ele virou nossa paixão nacional. Se você não sabe qual é, vou dar uma dica: o prato russo foi criado por causa do Conde Stroganov, que tinha problema nos dentes e precisava comer tudo bem picadinho. Sim, o nosso famoso estrogonofe é um prato russo (inclusive, está no nosso cardápio, viu? Se deu vontade só pedir sua marmô aqui).

A Copa do Mundo me deixou extremamente curiosa em saber como é viver por lá. Como é a rotina deles ao passar por esses cenários ao ir trabalhar? Quais são as comidas típicas da Rússia? Se você, como eu, ficou curioso e quer sentir um pouco da Rússia em São Paulo, tenho uma boa notícia: separei 3 lugares onde você pode experimentar as comidas típicas da Rússia (e outros 2 bônus especiais)!

1. Comida típica da Rússia: Estrogonofe

O primeiro restaurante polonês da capital paulista também é famoso por servir pratos dos outros países do Leste Europeu. No Maria Escaleira você encontra comida típica da Rússia o famoso estrogonofe, servido com arroz branco e purê de batatas com gergelim. Se quiser conhecer os demais pratos do menu, acesse o site do restaurante.

2. Comida típica da Rússia: Borscht 

O Polska295 é um café especializado em comidas do leste europeu localizado em Pinheiros. Nele você encontra a sopa Borscht, uma sopa quente de beterraba e tomate, outra comida típica da Rússia. Feito por uma tradicional família polonesa, o café tem pratos variados e um clima gostoso para sentar, conversar e experimentar coisas novas – até mesmo os shots de vodka. No site deles você encontra o cardápio completo.

3. Comida típica da Rússia: Na Feira do Leste Europeu tem um monte!

Nessa feira, você vai encontrar várias barraquinhas com comidas típicas dos países do Leste Europeu, incluindo a Rússia. A feira acontece na Vila Zelina, um bairro que foi formado por imigrantes desses países. Com a ajuda de uma associação e grande esforço, os moradores mantém a cultura e costumes dos países de origem das suas famílias. Você pode conhecer mais sobre as feiras mensais através da página Cultura Russa São Paulo.

Agora, se você não está tão afim de provar coisas diferentes, mas ainda quer conhecer um pouco mais da cultura russa, calma que tem mais. Vamos aos bônus.

Reserva Cultural

No espaço Reserva Cultural você encontra cinema, gastronomia, café e livraria, tudo em um lugar só! Localizado no coração da Paulista, é um ambiente agradável e alternativo. Durante a Copa, vão ter estreias de filmes russos em uma programação feita especialmente para esse mês! São filmes que provavelmente não veríamos propaganda por aí. Então se você é daqueles que gosta de coisas alternativas, essa dica é pra você. Confira a programação completa aqui.

O céu da Rússia no Planetário do Ibirapuera

Confesso que deixei para o final o que mais me empolgou. A Rússia, além de ser a sede da Copa, trouxe grandes contribuições para a Ciência. Inclusive, teve papel essencial para a conquista e exploração do espaço. Portanto, o Planetário do Ibirapuera organizou sessões especiais sobre “O Céu da Rússia”. Todos poderão conhecer a vista do céu noturno no país, saber mais sobre as histórias das estrelas e do desenvolvimento da astronáutica, impulsionada pelos russos. A sessão ocorre nos dias 15, 22 e 29/06, gratuitamente. Para participar, basta garantir seu ingresso antecipadamente nesse site.

Se você gostou desse post de dicas, aconselho ver também esse post sobre dicas do que fazer em Pinheiros ou até esse post sobre rolês em São Paulo.

Ficou com fome? Que tal já pedir seu estrogonofe? Ou se quiser outro prato, pode também! Tem saladóvski, franguitóvsk , carnóv e muitos outros, rs. Clique na imagem abaixo e peça sua marmô! 

Almoço na Marmotex

Leave a Response