Please assign a menu to the primary menu location under menu

O veganismo está se espalhando pelo mundo. E, apesar dos rumores, não é uma moda. O veganismo veio para ficar. Aliás, essa tal de comida vegana pode transformar muitas coisas. 

Nesse post, quero te mostrar que ser vegano não é se privar de opções. Tampouco a comida vegana precisa ser sem graça ou baseada na salada. Sendo assim, temos como substituir ingredientes, montar pratos deliciosos e ainda ajudar o meio ambiente.

Muito mais que salada

O veganismo é um movimento que busca abolir todo o consumo de produtos de origem animal. Portanto, os veganos são contra a exploração de todos e quaisquer animais. Isso significa não apenas excluí-los do prato de comida, mas também de todas as frentes possíveis. Logo, os veganos não consomem nenhum produto, serviço ou entretenimento que seja a favor da exploração animal.

Muitas pessoas pensam que o veganismo refere-se apenas ao tipo de alimentação que o indivíduo escolhe. Esse equívoco acontece porque a comida é uma das protagonistas na definição do estilo de vida de cada um. Os alimentos que a gente consome são uma das partes mais importantes do dia a dia. Afinal, são os alimentos que você ingere que determinam sua saúde, longevidade e influenciam até mesmo na sua aparência.

Mas essa história dos alimentos serem protagonistas na nossa vida, funciona para além do indivíduo. A gente, como consumidor, tem um tremendo poder quando investimos nosso tempo ou dinheiro em um produto ou serviço. Podemos fazer pessoas virarem celebridades, políticos serem eleitos, empresas crescerem ou falirem e até mesmo governos mudarem as leis que regem toda a sociedade. Ao pensar por esse lado, é fácil perceber que nossa alimentação diz muito mais sobre nós do que imaginamos.

Ao fazer a escolha de ser vegano você também influencia muitas coisas além do que imagina. É pelos animais, pelo planeta, pelo seu futuro e por você!

Comer bem, sem olhar a quem

Quantos veganos você conhece? Ok… e vegetarianos? Aposto que respondeu afirmativamente a pelo menos uma das perguntas. Se não, pode apostar que em breve irá conhecer alguém que se enquadre. Isso porque o número de pessoas que buscam opções de comida que não incluem a proteína animal está aumentando.

É cada vez mais comum a gente encontrar pessoas adeptas ao estilo de vida vegano. Você deve conhecer a humorista Tatá Werneck, a cantora Miley Cyrus, os tenistas Djokovic e Serena Williams ou quem sabe o ícone Paul McCartney? Todos são adeptos ao veganismo. Na verdade, hoje em dia estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros sejam veganos.  

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Existem também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas, como o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.

Como substituir os ingredientes

Muitas pessoas assim que começam o processo para serem veganos tem grande dificuldade em substituir alguns alimentos. Como todos os veganos são por regra vegetarianos, já estão acostumados a não comerem carne. No entanto, muitos dos vegetarianos são do tipo ovo-lacto, o que significa que ainda consomem queijos, ovos, farinha e outros produtos de origem animal. 

Não sabe ainda a diferença de Veganos e Vegetarianos? Clique aqui e descubra!

Portanto, com o objetivo de te dar aquela mãozinha no processo quando você for pensar nas opções de comida vegana, decidi montar um infográfico. Já que a grande dificuldade da comida vegana é sempre se certificar que todos os ingredientes não são de origem animal, resolvi facilitar. No infográfico abaixo você pode ver os principais produtos de origem animal e suas substituições naturais.

Ah! Só não se esquece que nada disso é regra, viu? Fiz apenas algumas associações que podem facilitar na hora da escolha.

Substituições de ingredientes veganos

Opções veganas para o almoço

No dia a dia o almoço pode ser um momento complicado. Mesmo com as opções de restaurantes veganos aumentando, sempre é complicado comer bem e economizar.

Mas se você quer salvar a alimentação do seu dia a dia no trabalho, que tal pedir comida no trabalho? Imagine só sua comida vegana quentinha chegando no seu trabalho, sem a preocupação de se locomover até o restaurante (ou encontrar um). Ao pedir sua marmô vegana você também libera tempo de socializar com os amigos do escritório e ainda põe em prática nosso lema: #AComidaNosUne!

Tudo isso sem contar a praticidade de não precisar levar comida de casa. Por mais que seja delicioso cozinhar, nem sempre dá tempo. São horas de cansaço no trabalho que desmotiva a gente a chegar em casa, fazer compra, cozinhar, colocar tudo em potinhos e separar pro dia seguinte. Esse processo é bem custoso durante a rotina, mas nem sempre é preciso cozinhar para comer comida caseira. Aqui na Marmotex a gente tem opções deliciosas de comida vegana com gostinho de casa.

E a melhor parte é que você não precisa ficar perguntando todos os ingredientes, mudando opções, vivendo frustrações…

Marmô com comida vegana

Se você é vegano, entre no site da Marmotex e veja nossas opções de almoço! Além de conhecer uma nova opção de comida vegana e gostosa, você ainda vai conhecer a praticidade e o carinho em receber uma marmô!

Agora se você é vegano e já conhece a Marmotex, que tal dar uma olhada na Assinatura VeganMota? São 10 marmôs veganas pra usar durante 30 dias, pela bagatela de R$180,00!

Assinatura VeganMota - Comida vegana

Agora, se você não é vegano e chegou até aqui, sei que tem bastante interesse no assunto. Se acredita que a causa é relevante e quer ajudar, que tal reduzir o consumo de carnes? Uma opção vegetariana aqui, uma comida vegana ali… Devagar, sem pressão. Desse jeito você contribui com boas escolhas para o meio ambiente e não radicaliza seu estilo de vida. Que tal começar com a Segunda sem Carne? No site tem opções deliciosas, clique abaixo e confira!

Almoço no trabalho

Leave a Response