Please assign a menu to the primary menu location under menu

Se você também trabalha em um escritório, já deve ter se acostumado a ficar sentado 8h por dia. E não apenas sentado, mas no mesmo lugar, na mesma mesa. Faça as contas de quantas horas você passa nesse lugar. Anote os números. Aposto que as dicas de como decorar a mesa de trabalho vão deixar esses números menos assustadores.

Por que ler sobre como decorar a mesa de trabalho vai me fazer sentir melhor sobre o TANTO de horas trabalhadas?! Isso é loucura!

Posso te contar um segredo? Não é loucura.

Uma pesquisa citada pelo site da emissora BBC mostra que as pessoas que conseguem decorar o seu ambiente de trabalho são muito mais satisfeitas e rendem mais no dia a dia, pois se sentem mais em casa.

Pensando nisso, criei esse post com dicas de como decorar a mesa de trabalho de forma simples e fácil. São pequenos toques de personalidade que fazem toda a diferença. Não tem como escolher a pintura da parede do escritório, a madeira da mesa ou sequer o estilo da cadeira. Mas, te garanto que são os detalhes que importam.

banner_marmo do amo - Como decorar a mesa de trabalho

Como decorar a mesa de trabalho

A mesa de trabalho, como o próprio nome aponta, tem uma função. Então, antes da gente pensar em como decorar a mesa de trabalho, temos que pensar em seu propósito. Claro que o objeto mais importante que estará nela será o seu instrumento de trabalho. Na maioria dos casos, o computador. Mas, tem alguns outros objetos que te auxiliam no dia a dia e podem compor sua mesa. Vamos repensá-los.

1. O Must-have da mesa de trabalho, o porta-lápis

Porta-lapis na mesa de trabalho

O item que não pode faltar em qualquer espaço de trabalho é o porta-lápis. Igual toda sala tem uma TV, impreterivelmente, toda mesa tem um suporte para canetas. Esse é o item mais fácil de trocar, caso queira estilizar sua mesa.

Poucas pessoas pensam com carinho no melhor recipiente para colocar as canetas. Mas que tal escolher uma caneca que você gosta muito? Quem sabe uma caneca da Marmotex, uma caneca geek, um copo estilizado ou até aquele todo colorido que você ganhou na promoção do shopping e tem dó de usar. Esse é um item simples, mas que pode ser encontrado no estilo comum de escritório por R$15,00 ou um super diferente por R$195,00

2. Bloco de notas não é padrão à toa

Bloco de notas na mesa de trabalho

Todo computador ou sistema operacional que se preze tem uma versão de bloco de notas. Portanto, não é à toa que qualquer espaço de trabalho também precise de um. Qualquer folha de rascunho serve pra você deixar um recado, lembrete ou anotar uma ideia antes que ela fuja do seu pensamento. Mas não é muito legal anotar um telefone no verso da conta que seu colega levou pra casa. Então, ter seu próprio bloco de notas ajuda bastante.

Ao pensar em como decorar a mesa de trabalho, analisei a mesa dos outros. E muitas pessoas usam artigos de papelaria como decoração. Se você faz o estilo colorido, tenha opções de post-it coloridos ao seu lado. Se quiser manter uma linha clean na decoração da sua mesa, escolha os bloquinhos simples, brancos, reciclados. Quer partir para a linha cool? Na papelaria você encontra uns blocos estilizados, na vertical, que param em pé… Tudo depende do seu estilo.

3. Encaixa tudo na caixa

Caixa na mesa de trabalho

Sabe aquele monte de recados, clips, cartões e mais um monte de coisa que, ninguém sabe como, se acumulam em cima da mesa? A grande sacada para manter a mesa organizada é esconder tudo isso em uma caixa ou gaveta.

Claro que o recomendado não é “esconder” a bagunça, mas sim tentar manter a organização. Logo, se usou um objeto, lembre de guardá-lo no lugar depois. Só que eu sei bem como é no dia a dia. Às vezes não dá tempo de guardar ou você tem que levantar, descer a escada… ai que preguiça, depois eu guardo.

O ideal é manter uma mesa sempre limpa e organizada, com apenas o necessário. Mas se não dá pra ser extremamente organizado, não vejo problema em optar por um objeto que vai te ajudar a camuflar o ambiente e favorecer sua decoração. 

Limpar o campo visual ajuda seu cérebro a te manter focado nos afazeres do dia. Logo, sua produtividade pode aumentar. Existem escaninhos de papel, organizadores, caixas decorativas… Uma infinidade de opções para quem quer “jogar a sujeira embaixo do tapete” (por favor, não conta pra Mãe Mota que eu dei essa dica!!rs).

4. Bebeu água? Tá com sede?!

Beber água no trabalho

Outra coisa que você tem que ter na sua mesa é uma garrafa, caneca ou copo para beber água, suco, café… E essa não é apenas uma dica de como decorar a mesa de trabalho. Beber água faz parte de uma prática de vida saudável.

Logo, ter uma alternativa aos copos plásticos que você gastaria todo dia é uma escolha sustentável e que pode ser de muito bom gosto. Como esse não é um objeto que as empresas costumam oferecer aos funcionários, sugiro que aproveite para levar a caneca que mas combina com você! Pode ser aquela da Barbie, a verde com bolinhas brancas ou até do seu time. Pense em como decorar a mesa de trabalho com objetos que se conectam com você.

5. Um painel de inspirações colorido e versátil

Painel para decorar a mesa de trabalho

Em escritórios, é comum ter uma parede ou até uma madeira na frente da sua mesa, que serve para delimitar a mesa. Você pode usar esse espaço para fazer um painel de inspirações. 

Não sei você, mas quando meu dia anda meio pra baixo e eu vejo uma frase que me motiva, gosto de anotá-la para não esquecer. Portanto, no meu painel de inspirações eu sempre tenho uma frase, uma imagem que eu gosto, um papel de presente que me lembra alguém especial… Essas pequenas coisas nos fazem ter certeza que somos humanos, pessoas com sentimentos por trás das máquinas. Então, por que não usá-las para marcar seu espaço no escritório?

Coloque poesias, imagens inspiradoras, post-it com frases. Em vez daquela parede ficar sem graça na sua frente, use pequenos lembretes que servem para te inspirar. Não precisa usar o espaço como um diário de recordações, mas ler, por exemplo, aquele trecho da sua música favorita ou citações do seu livro predileto, podem te ajudar a sorrir cada vez que estiver em um momento difícil.

COISAS QUE MARCARAM A INFÂNCIA: 24 ITENS PARA SE IDENTIFICAR!

6. Lembranças do tempo

Lembranças do tempo na mesa de trabalho

As vezes estamos tão imersos em uma atividade que nem vemos a hora passar. Os dias então, nossa… Se perguntam na reunião você pode jurar que a terça virou quinta-feira. Por isso calendários e relógios são acessórios bem úteis para compor uma mesa de trabalho.

Mesmo com o computador na nossa frente e um calendário a poucos cliques de distância, ter um objeto físico pode ajudar a ter uma rotina matinal. Sabe aquela pequena rotina que você faz todo dia quando chega ao trabalho? Ela também é importante.

Todo dia eu chego, viro a folha do calendário, aproveito que o computador está ligando para verificar minha agenda no celular. Então pego minha garrafinha e caneca, me sirvo de água e café e volto para abrir meus e-mails. Depois de verificar tudo e saber o que tenho que fazer no dia, então olho no relógio. Gastei exatos 10 minutos para me encontrar no trabalho, agora estou pronta para começar.

Essa minha rotina facilita a produtividade do dia inteiro. Isso acontece porque nosso cérebro lida muito bem com rotina. Ele se prepara para o que está por vir e te ajuda a manter a calma e o foco durante o dia todo.

Fora isso tudo, vamos combinar que ter um relógio na sua mesa vai contra toda a era digital a sua volta, o que deixa sua mesa ainda mais legal.

7. Um pouco de verde sempre ajuda

Plantinhas na mesa de trabalho

Ter contato com a natureza é sempre bom, não é? Um jardim ao ar livre, ar puro e luz natural fornecem bem estar e fuga mental para alívio do estresse. Só que nem todos trabalham com todo esse privilégio.

Uma maneira de trazer mais verde para perto de você é ter plantas em miniatura na sua mesa. Cactos e suculentas são ótimas aliadas já que não precisam de muitos cuidados especiais. Outra opção são os vasos de hidrocultura, super fáceis de manter.

8. Criança tem brinquedo, adulto tem artefato decorativo

Bonecos decorativos na mesa de trabalho

Se alguém questionar o boneco do Homem-Aranha em cima da mesa, apenas diga que é um artefato decorativo. Acredite, esses objetos pessoais e decorativos são muito comuns em mesas de trabalho. Ao imaginar como decorar a mesa de trabalho, aposto que lembrou daqueles famosos Funko que rodam pra lá e pra cá no Pinterest. 

Uma foto dos amigos ou da família nos dá um senso do que é importante em um dia agitado, por exemplo. Além de aliviar o estresse e trazer personalidade pro seu cantinho, objetos pessoais aumentam a produtividade em 32%, segundo uma pesquisa.

Uau, quanta coisa! Mas antes…

Depois de tantas dicas de como decorar a mesa de trabalho dá até vontade de sair pegando um monte de cacareco e levar pro trabalho. Mas antes de iniciar a saga, lembre-se que sua mesa de trabalho tem um único propósito: servir de espaço para seu trabalho.

As coisas que você decidir colocar na mesa não podem atrapalhar tanto o seu trabalho, quanto dos que estão ao seu lado. Portanto, cuidado para não escolher um relógio tic-tac se o barulho incomoda seu colega. Ou colocar um difusor de aromas que deixa a pessoa do lado com dor de cabeça. Não precisa levar sua casa para o escritório.

Outra coisa importante de ressaltar é que não adianta ter sua personalidade no ambiente se você não encontra sequer a caneta para colocar no porta-lápis. Tente manter o ambiente limpo e organizado, pois esse é um método também de decoração. Igual nas casas de revista, você acha lindo porque está tudo em seu devido lugar.

Com uma mesa tão linda dessa, duvido que você vai querer almoçar em outro lugar. Então vem pedir sua marmô!

Como decorar a mesa de trabalho

Leave a Response