A hora do almoço na empresa passa de forma diferente para cada um. Tem aqueles que formam grupos e almoçam sempre no mesmo lugar, outros preferem abrir para discussões para decidir qual o destino, outros preferem resolver outros assuntos e comer um sanduíche ou lanche rápido depois. Para todas essas pessoas é fundamental aprender como planejar o almoço da semana. Isso vai facilitar a vida de qualquer um.

Planejar suas refeições com antecedência não é coisa apenas de pessoas fitness (um termo que eu já desmistifiquei nesse post). A correria do trabalho, a economia no final do mês ou até a praticidade no dia a dia justificam esse planejamento como uma forma de te ajudar.

Vou então, neste texto, te mostrar que planejar o almoço da semana pode ser uma grande vantagem, e um grande aliado, para sua rotina.

Como assim planejar o almoço?

Se você já consultou uma nutricionista, com certeza já se deparou com as famosas dietas. Cada dieta é estruturada para cada indivíduo, com base no que sua vontade e saúde precisam. Mas no fundo, o que a nutricionista irá fazer é te ajudar com suas refeições. Ou seja, ela vai planejar sua refeições para que você atinja um objetivo. Os objetivos podem ser perder peso, problemas com restrições alimentares, problemas de saúde e muitos outros.

Quando você está na correria do dia a dia o seu objetivo é bem mais simples: alimentar-se. Todo dia você precisa tirar uma parte do seu tempo para pensar no quê e onde vai comer. Imagina se pudesse pensar nisso apenas um dia da semana? Em apenas um dia você escolheria todos os pratos que você quer comer e fim.

Isso soa uma ótima ideia? Pois bem, isso nada mais é do que planejamento. Você pode planejar o almoço de todos os dias da semana, se quiser.

E como planejar o almoço da semana? Vou te contar jajá.

Planejar o almoço da semana te ajuda a controlar impulsos

A parte mais difícil em comer fora todo dia é controlar o impulso. Querendo ou não, nossa fome fala mais alto que nossa consciência. Por exemplo, se estou em um restaurante e estou faminta, o cardápio não tem limite. Coloco no prato tudo que tenho vontade. Quando a realidade chega, aguento comer apenas metade dele e a sobremesa faço caber (daquele jeito!). Resultado? Gastei demais e estou triste por comer além da capacidade humana do meu corpo. Sabe aquela depressão pós-almoço? É essa.

Se extrapolei e comi demais, meu corpo vai precisar de mais energia para digerir tudo o que comi. O resultado é que provavelmente minha produtividade será menor durante a tarde. Em dias comuns talvez isso não tenha tanto impacto. Só um cafézinho já resolve a sonolência. Mas quando precisar tomar decisões rápidas ou agilizar algum processo, essa energia toda pode fazer falta.

Parece besteira, mas a longo prazo você se acostuma a fazer essas escolhas na hora da fome. E convenhamos, é bem difícil sair pra comer fora e focar em comida saudável. Se for para manter a dieta então, exige muito foco! Admiro muito quem consegue isso, mas não é comigo. Já esqueci até o aniversário da Mãe Mota, imagina lembrar se posso comer tal ou qual coisa. Para mim, aprender como planejar o almoço da semana é um fator positivo até para a memória. Rs.

CARDÁPIO SAUDÁVEL: 20 IDEIAS DE ALMOÇOS DELICIOSOS PARA 20 DIAS DE TRABALHO

Se está na dieta, planejar o almoço da semana é essencial

A Marmônutri já cansou de falar que é possível ter uma refeição balanceada e gostosa todos os dias. Com carboidratos, verduras, legumes, proteínas e tudo que seu corpo precisa para ficar bem. Mas lutar contra a balança nem sempre é fácil, não é?

Se em um único dia conseguir planejar o almoço da semana toda, fica bem mais fácil. Além de fazer escolhas mais saudáveis, você segue a dieta proposta pela Nutricionista e ainda limita a quantidade que vai comer. Você comerá uma comida saudável e na quantidade certa, o que pode fazer você emagrecer. Assim, consegue brincar com os pratos e cardápio, deixando até espaço pra dar uma extrapoladinha no Happy Hour na quinta-feira. 

Praticidade é nosso lema

Mesmo se você não está de dieta, se comer porcaria o tempo todo, o seu corpo uma hora vai reclamar. Por isso, saber o que vai comer durante a semana pode deixar o dia a dia mais prático.

Comer fora parece a solução mais prática, mas só de pensar em gastar tempo em ir até o restaurante dá preguiça. Se estiver chovendo então, nem pensar. Fora que, se estou tentando seguir o que foi dito nos tópicos anteriores, o restaurante não vai ser a melhor opção.

Uma outra solução para a praticidade das refeições é a marmita. Só que carregar a marmita pra lá e pra cá é complicado. Não é só o peso extra, é o formato dos recipientes que não encaixa direito na bolsa. A solução é então levar uma bolsa térmica pra todo canto, o que é ainda mais incômodo. Fora que ao transportar comida durante longos períodos você tem que tomar certos cuidados. O programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde, fez um alerta importante sobre este assunto em seu site.

Acredite em mim, tenho uma solução mais fácil do que essas. Só preciso antes te mostrar como planejar o almoço da semana pode te ajudar.

Quem se planeja sai ganhando

Quem estuda métodos de economizar dinheiro no dia a dia, com certeza já sabe que o planejamento é a chave do sucesso financeiro. Quando a gente coloca na ponta do lápis o quanto gastamos com cada coisa, vemos que desperdiçamos muito dinheiro.

Com a comida não é diferente. Calcule quanto você gasta ao almoçar fora todo dia. Agora, calcule quanto tempo você vai gastar para preparar comida para levar no trabalho todo dia. Não precisa me contar quanto deram as contas. Mas só de pensar em sair na chuva pra comer ou chegar tarde do trabalho e ainda ter que cozinhar pro dia seguinte me dá uma preguiça danada.

Não deveria ser tão difícil comer bem, né? E nem tão custoso – de tempo ou dinheiro.

ECONOMIZAR NO ALMOÇO: A MARMOTEX PODE TE AJUDAR COM PRATOS DE ATÉ R$20,00

Como planejar o almoço da semana?

Na Marmotex você pode agendar o que vai comer em um ou mais dias. Na verdade, você sabia que muitos dos nossos pedidos são feitos no final de semana? As pessoas aproveitam o dia de folga e tiram um tempinho para planejar as refeições da semana toda!

Como temos muitos pedidos que saem dessa maneira, decidi então criar esse post. Assim consigo mostrar que é possível comer bem e manter a dieta sem grande esforço! Você entra no site www.marmotex.com, escolhe um prato diferente para cada dia da semana e pronto. Agora você fica tranquilo que a sua comida vai chegar quentinha para te alimentar no horário marcado. 🙂

Tô Verdefome: Assinatura de marmôs

Eu deixei claro ali em cima que quem se planeja sempre consegue economizar, né? Foi pensando nisso que criamos a Tô Verdefome: Assinatura de marmôs!  É uma assinatura de 10 marmôs que você pode usar durante 30 dias e paga apenas R$200,00.

Além de economizar tempo e dinheiro, você pode deixar ainda uma ou outra marmô como opção de salvamento. Sabe quando a gente acorda atrasado, faz tudo no automático e só percebe que está com duas meias diferentes às 14h da tarde? Nesses dias, nada mais justo do que desacelerar no almoço com uma marmô quentinha. E se você captou certinho a ideia de como planejar o almoço da semana pode te ajudar, não terá problema.

Quer correr pedir sua assinatura? Clique na imagem abaixo, veja os pratos deliciosos que fazem parte e saiba como fazer a sua assinatura Tô verdefome!

Assinatura de almoço