O almoço de negócios é uma alternativa cada vez mais utilizada por empresários. Considerado parte da cultura corporativa, ele significa muito mais que uma simples refeição, pode ser cenário para grandes oportunidades de negócios. Nesse post vou te dar algumas dicas de como se comportar em um almoço de negócios. Tem até sugestões de pratos para pedir! Mas se sua dúvida maior é quem paga a conta a resposta está no fim do texto! 

Devido as agendas lotadas e correrias do dia a dia, ter a possibilidade de otimizar o horário de almoço tornou-se uma ótima solução. Em contrapartida, você já parou para analisar como se comportar em um almoço de negócios? Quem deve pagar a conta? Como fechar um negócio importante para a empresa comendo asinhas de frango? E se você derrubar o molho na camisa? E se comer algo muito apimentado e demorar mais que 5 minutos no banheiro?!

São todas preocupações completamente compreensíveis. Como todo o resto, o almoço de negócios também tem as vantagens e desvantagens. E a parte boa desse texto é que vou te dar dicas para que você transforme essas desvantagens em pontos a seu favor!

Da mesma maneira que você sua frio só de se imaginar em uma situação dessas, ela pode acontecer também com os outros que vão participar do almoço! Fora que você vai ter a comida como um grande motivador da conversa, então os fatos estão a seu favor. Basta aplicar as dicas abaixo que você terá grande possibilidade de dominar a arte do almoço de negócios.

Dicas de como se comportar em um almoço de negócios

Be cool, brow

Não adianta se desesperar e colocar seu psicológico contra você! Um almoço de negócios é igual uma reunião normal. Você vai, apresenta sua ideia, escuta o feedback, faz gracejos para descontrair e finaliza com um plano de ação. Eu resumi bastante, né? Pode até ser muito mais que isso, mas entenda que baixar a expectativa pode te ajudar a encarar a situação com tranquilidade. Não pense tanto em como se comportar em um almoço de negócios. Apenas siga as dicas abaixo e não desespere.

Escolha o local mais adequado

Afinal, onde será esse almoço de negócios? Lembre-se que você não está em um happy hour e escutar o que o outro tem para dizer é essencial. Então fique longe de lugares barulhentos.

Da mesma forma, lembre-se de escolher um lugar que seja neutro, tenha comidas variadas. Não vá em um restaurante vegano caso o outro coma carne, talvez ele não esteja aberto para experimentar coisas novas, entende? Deixe as extravagâncias para praticar com amigos e colegas.

Outro ponto importante é escolher um local de fácil acesso. Caso opte por um local mais afastado, dê as recomendações corretas para que ele consiga chegar sem problemas.

#Dicaextra:

Caso queira aproveitar para fazer seu convidado conhecer sua empresa, que tal oferecer um almoço ali mesmo? A Marmotex possibilita um almoço de negócios personalizado! O seu convidado escolhe o que quiser do cardápio e você fica tranquilo para recebê-lo da melhor forma! Clique aqui e confira.

Chegue antes e mantenha o foco

Eu nem preciso falar que você não pode se atrasar né? Ainda que estejamos no Brasil e o atraso faça parte da nossa cultura, não acho uma boa ideia chegar depois do combinado. Mesmo porque, além de causar uma boa impressão, chegar adiantado permite que você confira o local com antecedência. Não basta apenas estudar como se comportar em um almoço de negócios, é preciso estar preparado, concentrado.

Mas tudo bem se acontecer de chegar atrasado, ok? Sem ressentimentos. Basta pedir desculpas, explicar o ocorrido que tudo vai acabar bem. Imprevistos acontecem, não é?

Uma coisa que você deve evitar é ficar olhando para o celular. Evite até mesmo naquelas horas que a conversa não está focada em você. Para ajudar, mantenha ele na bolsa ou desligado. Deixá-lo em cima da mesa pode causar reflexos espontâneos para checar a tela e isso pode ser chato para a outra pessoa. Portanto, faça o possível para transmitir ao seu convidado a importância daquele encontro.

Para manter o foco, também é aconselhável que você não envolva bebidas alcóolicas. A não ser que esteja celebrando o acordo fechado ou a cultura ou do ambiente permita. Para alguns essa pode ser uma regrinha chata, mas lembre-se que você ainda está no almoço e provavelmente voltará pro trabalho depois da reunião.

Quer saber mais sobre o assunto? Temos um post especial sobre almoço de negócios!

A abordagem do assunto principal

No início do encontro, para quebrar o gelo, é legal conversar sobre amenidades. Não adianta querer abordar o assunto principal antes até de pedir a comida! Essa conversa inicial também é importante para buscar interesses comuns – com foco nos negócios. Também não é legal se aprofundar em traumas de infância ou coisas do gênero (eu sei que foi doloroso perder a corrida de velotrol para seu melhor amigo, mas chegou a hora de superar).

Os temas amenos que você pode abordar no início da conversa podem até ser fruto de uma pesquisa prévia sobre seu convidado. Obtenha algumas informações pessoais, interesses ou hobbies e pergunte sobre eles. Responder a perguntas leves pode fazer com que ele relaxe.

Outra dica legal é se policiar para não questionar tudo o que seu convidado está falando, pois isso pode deixá-lo na defensiva. Da mesma forma, evite corrigir suas respostas ou fazer sugestões demais, isso pode fazer de você um convidado arrogante.

A busca de como se comportar em um almoço de negócios, não tem como fugir do momento mais difícil: passar do simples bate-papo para a conversa de negócios. O primeiro ponto é não ter medo de mencionar o assunto principal. Caso perceba que as amenidades estão se prolongando demais, evite alimentar o assunto, tente injetar comentários profissionais que direcionam o foco da conversa para o que interessa. Caso não consiga, corte o assunto com um comentário divertido ou delicado.

A abordagem do assunto principal pode ser feita ao agradecer a presença do convidado ou ao mostrar-se interessado pelos negócios do seu convidado. O almoço de negócios, no geral, serve para conhecer melhor a pessoa com quem você está negociando ou encaminhar assuntos que poderão ser tocados em reuniões posteriores. Nem todas precisam terminar com um contrato assinado.

Tenha cuidado na escolha da comida

Quando a gente sai pra comer, gostamos de experimentar coisas novas e diferentes. Talvez esse não seja o momento. Prefira pedir comidas leves, que não sejam demoradas ou que não pesem demais pós almoço. Pratos que exigem mais atenção para serem manuseados do que a conversa com o convidado devem ser evitados.

Além da escolha do prato, é preciso tomar cuidado para não pecar com os excessos. Quer realmente saber como se comportar em um almoço de negócios? Não seja guloso! Mesmo fora do escritório, o profissional continua a representar a empresa onde trabalha. Logo, pedir muita comida ou comida cara demais é uma postura inadequada pois quem paga o almoço é a pessoa jurídica. Esse tipo de atitude revela qual o tipo de relacionamento que essa pessoa tem com a empresa, então cuidado para não exagerar.

Sugestões do cardápio Marmotex

Diante de todas essas dicas, a gente fez uma seleção especial de pratos. Selecionamos algumas opções do Menu de Pinheiros para que você não fique tão perdido na hora de escolher o acompanhamento perfeito para uma boa conversa em um almoço de negócios.

almoco de negocios quiche

Quichelícia de frango & salada

Combo: Quiche Alho Poró + Salada. Cremoso Quiche de alho poró, acompanha salada de folhas clássica.

almoco de negocios risoto

Risoto frangolimon

Risoto cremoso com um toque de limão com tiras de frango grelhado e legumes salteados (couve flor, brócolis e cenoura).

almoco de negocios fettuccine

Fettuccine funghizola

Fettuccine verde com molho de funghi com gorgonzola. Massa verde artesanal, produzida com ovos frescos e espinafre para dar a cor verdinha, com molho suave de funghi secchi importado, queijo gorgonzola, vinho branco, requeijão e especiarias!

DELIVERY DE ALMOÇO EM PINHEIROS: PRATOS DELICIOSOS NO MENU DA MARMOTEX!

almoco de negocios margherita

Má que bela margherita!

Fatia de pizza produzida com molho de tomate, mussarela e folhinhas de manjericão.

Como se comportar em um almoço de negócios parmegiana

Parmmeggiana de carnne

Parmegiana especial de carne bovina, acompanhada de batata palha e legumes salteados (couve flor, brócolis e cenoura).

Como se comportar em um almoço de negócios ravioli

Ravioli queijodoro

Ravioli de queijo com Molho Pomodoro. Massa artesanal produzida com ovos frescos, recheada de queijo mozzarella, acompanhada de molho pomodoro feito com tomates pelados italianos, azeite extra virgem, legumes e especiarias.

Mas ei… e quem paga a conta?!

A-há! Finalmente chegamos na dúvida que você estava louco para saber. Bem, a etiqueta diz que se você convidou, você quem paga! Quem convida sempre deve pagar a conta. No caso de muitas pessoas ou caso a reunião tome caminhos não esperados (se chegar mais gente ou se estender demais e as pessoas quiserem ficar no local), então pague uma boa parte referente ao que foi consumido durante a reunião.

É sempre bom ensaiar antes, viu?

Com tantas dicas assim, sua dificuldade vai ser só escolher o que quer comer! Eu até trouxe algumas opções para ilustrar nosso manual de como se comportar em um almoço de negócios. Elas vão te inspirar a pedir coisas leves que vão render boas conversas – e deixar um espacinho pra sobremesa.

Mas se você é igual a mim e gosta de estar preparado para qualquer ocasião… Que tal ensaiar tudo antes de apresentar? Clique na imagem abaixo e peça qualquer marmô da seleção! Ou se quiser ensaiar a parte da comida com um prato mais rebuscado também pode né? É só um ensaio, rs!

Almoço na Marmotex

Leave a Response