A busca de como ser um bom líder vai muito além do desenvolvimento pessoal. Um bom líder impacta diretamente nos resultados da empresa. Ele pode reduzir taxas de rotatividade de funcionários, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional. Achou muita coisa? Então se prepare. Nesse post você verá como a arte do cinema pode te ajudar na busca pelo aperfeiçoamento. Ser um bom líder demanda muito estudo, eu sei. Por isso preparei uma lista de 10 filmes essenciais que todo líder deve assistir. Assim, você consegue estudar mesmo nos momentos de lazer e unir o útil ao agradável. 

Qual a importância de um bom líder?

Ter um bom líder pode ser o grande diferencial dentro de uma empresa. Para manter o nível de produtividade e motivação de uma equipe é fundamental ter uma figura forte e inspiradora no ambiente de trabalho. E ele faz muito mais do que simplesmente monitorar e cobrar resultados. O líder deve possuir competências capazes de explorar o melhor do trabalho individual e o da sua equipe, alcançando os resultados.

Infelizmente, aprender como ser um bom líder não depende apenas de boa vontade. Como todo processo de evolução, também envolve estudo e investimento em capacitação. Hoje em dia as coisas se tornam obsoletas em pouco tempo, por isso é muito importante manter-se em constante reciclagem. Você acha que já sabe tudo sobre um determinado assunto? Tente buscar novos cursos na área e descubra novas formas de se atualizar sobre o tema. É imprescindível que um bom líder reúna conhecimentos no seu segmento de atuação, em liderança e em desenvolvimento de pessoas. Essas características, quando unidas, transmitem para a equipe a confiança necessária. Como líder, esse é um fator essencial para que juntos alcancem os resultado almejados.

Como ser um bom líder: aprendendo com filmes

Quando você pensa em filmes com o tema liderança, o que vem à sua mente? Filmes com o cenário de um escritório ou empresa, talvez pessoas atarefadas, de roupa social e com o celular na orelha. Típica imagem, não é? Porém, não precisa ser assim. A grande e maior característica de um bom líder é ser uma inspiração para os outros. E você ficará surpreso ao descobrir que pode se inspirar até com personagens de animação. A atitude sempre conta mais que a aparência, lembre-se disso. E esses filmes tem grandes inspirações. Então não julgue o filme pela capa ou pelo título! Os roteiros estão repletos de pessoas e características que te farão repensar seu comportamento no trabalho e fora dele.

David Waith, um líder apaixonado por cinema

O conteúdo desse post foi baseado em uma pesquisa feita por David Waith, um líder apaixonado por cinema. Depois de trabalhar por 20 anos com comunicação e gestão de pessoas, ele aprendeu na raça como os gerentes e chefes podem se envolver demais no “trabalho diário” e não se preocupar em como ser um bom líder. Claro que a liderança não é fácil. O processo de aprendizagem é demorado, muitas vezes desconfortável e até solitário. Entretanto, David afirma que se você se concentrar em ações práticas e manter o foco, aprenderá definitivamente como ser um bom líder. Através de imagens e vídeos (alô era do Youtube) a gente consegue captar a mensagem com mais facilidade. Por isso acredito que os filmes podem te ajudar muito a ser um bom líder.

Por gostar tanto da junção dos temas cinema e liderança, David criou um site que fala só sobre isso, o Movie Leadership. Ele se dedicou a fazer uma pesquisa de dois anos assistindo filmes (ai que chato, só que não!rs). A pesquisa resultou em uma lista de 10 filmes. A gente fez questão de analisar os dez! Agora vou passar para vocês os pontos principais que você pode aprender com cada um dos filmes. Existem filmes que destacam aspectos diferentes da liderança: grandes ícones e suas histórias reais, líderes improváveis, líderes que se formaram em grande pressão e líderes de times esportivos. Não tem como se inspirar apenas com um, então boa maratona de filmes!

  1. Apollo 13

Apollo 13

Um filme que já é considerado um clássico para quem estuda sobre o tema. Muitos podem não ter assistido, mas provavelmente já escutaram a frase “Houston, we have a problem”. Essa frase ficou famosa mundialmente e até hoje é citada em memes por aí. A história do filme Apollo 13 é baseada na história real da sétima missão tripulada do Projeto Apollo, com intenção de pousar na lua. Infelizmente, a missão não foi cumprida. No trajeto de ida a nave sofreu uma explosão, o que deixou os três astronautas que a tripulavam em perigo.

Na corrida contra tempo, com recursos limitados e pessoas em situação de risco, fica claro a liderança firme do personagem Gene Kranz. Mesmo quando a derrota estava parecendo a única saída, ele não abandonou a esperança que sua tripulação seria salva. Tampouco deixou que a derrota fosse aceita pelas demais pessoas da sua equipe. Com grande habilidade de organizar os recursos disponíveis, o engenheiro aeroespacial instruiu todos a “trabalharem o problema”. Todos tiveram parte na resolução da crise. Para todas as situações aparentemente impossíveis de serem resolvidas, sua resposta era a mesma: “precisamos encontrar uma maneira de funcionar”. A confiança que o líder passou para a equipe foi um fator relevante para trazer os tripulantes para casa. Para ele, falhar nunca foi uma opção.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“We’ve never lost an American in space, we’re sure as hell not gonna lose one on my watch.”

  1. Coach Carter – Treino para a Vida

Coach Carter

Filmes com o tema esporte sempre nos deixam grandes lições em gestão de equipes. Coach Carter, pode não ter sido um sucesso comercial, porém teve um papel importante em mostrar comportamentos de liderança que podem ser adaptados para qualquer contexto. O que marca a liderança do treinador Carter é seu grande desejo de fazer a diferença. Com o apoio e os sonhos dos seus jogadores em pensamento, sua confiança torna-se inabalável.

Mesmo quando os próprios jogadores têm baixas expectativas ou quando sua família o desacredita, Carter ainda acredita que os jogadores podem chegar longe. O filme é uma história inspiradora de como ter uma visão de mudança pode já fazer diferença. Pensar diferente antes de agir diferente, a chave da mudança está sempre na nossa cabeça, ao nosso alcance. Determinação e resistência fazem com que Carter mantenha essa chave de mudança ligada. E pode te ajudar a manter seu foco também.

Como ser um bom líder – Cena inspiradora:

  1. Treze Dias Que Abalaram o Mundo

Treze dias que abalaram o mundo

Em outubro de 1962 um avião que fazia uma simples vigilância de rotina, tirou fotos aéreas que revelam que a União Soviética está construindo uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Com poder para destruir em minutos uma boa parte do Leste e Sul dos Estados Unidos, essa missão deve ser parada. Todos estão alertas e focados no perigo recém descoberto. O então presidente John F. Kennedy e seus assessores precisam agir contra os soviéticos. Nos treze dias que seguem a descoberta, o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval da Casa Branca. A possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento. Com uma situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar, no mínimo, um desastre.

Esse é o roteiro do filme: tenso e emergencial. O ponto principal de aprendizado que esse filme é sobre gerenciamento de crises. Por ser contado em apenas 13 dias, mostra bem como funciona uma liderança sob pressão. Mesmo que a maioria de nós nunca precise enfrentar uma crise de mísseis urbanos (para nossa GRANDE alegria), as lições são relevantes para muitas crises diárias do nosso trabalho. Através de diálogos e ações, é possível acompanhar e elencar características que podem ser aplicadas em outros contextos e ajudar na próxima vez que você tiver que encontrar uma solução rápida para um “problema nuclear”.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“The sun came up. Every day the sun comes up says something about us.”

  1. Invictus

Invictus

Mandela é um dos líderes mais emblemáticos da história. O que o diferencia dos demais é sua capacidade de perdoar. O perdão foi a principal característica que o fez tomar decisões estratégicas que revolucionaram seu país. Mandela passou 27 anos na prisão e quatro anos após ser libertado, foi eleito para ser o primeiro presidente negro da África do Sul. Uma das suas primeiras ações como presidente foi terminar com o Apartheid, um regime de segregação racial que dividia os habitantes em grupos, no qual os direitos da maioria negra foram restringidos pelo governo formado pela minoria branca. Sua presidência, portanto, foi semeada com enormes desafios na era pós-Apartheid. Como uma solução para unir a população, a Copa do Mundo de Rugby de 1995 (esporte mais famoso do país) foi organizada no país. Todas as diferenças foram superadas ao torcerem juntos pela Seleção Sul-Africana de Rugby.

Mandela e o capitão do time de rugby, François Pienaar, são exemplos de líderes. Mandela é infalível no seu compromisso de unir seu país imensamente dividido. François, por sua vez, adere a missão do presidente e custa a trabalhá-la com seu time, composto em sua maioria por brancos. Outra figura de líder que se destaca é o chefe de segurança do Mandela, Jason Tshabalala. Ele é obrigado a confiar em sua equipe, mesmo sendo composta por agentes que já tinham sido inimigos. Como podem ver, o filme está recheado de lutas de liderança acontecendo em diferentes níveis. Com tanto conteúdo, é um dos filmes de destaque na lista.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“The day I am afraid to do that is the day I am no longer fit to lead.”

  1. Um Sonho de Liberdade

Um sonho de liberdade

Aposto que você já viu esse filme passando na TV. Pode até não ter assistido, mas com certeza já viu pelo menos o comercial da programação. Ele faz tanto sucesso que nunca o deixam de fora dos filmes que passam em canais abertos. Um Sonho de Liberdade é considerado um dos melhores filmes da década de 1990. Em 2015 foi escolhido para fazer parte da National Film Registry, uma seleção de filmes escolhidos que fica retido e preservado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O filme conta a história do banqueiro Andy Dufresne. Ele é sentenciado à prisão perpétua na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Mesmo protestando inocência, fica preso por duas décadas. Na prisão, Andy faz amizade com o colega detento e contrabandista “Red”. Entre os altos e baixos pelos quais é submetido na prisão, devido à sua antiga profissão, torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado pelo diretor da prisão.

Se para você também conta muito um bom líder ter um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor, então esse filme vai pontuar muito na lista. Andy não tem nenhum cargo de liderança, mas alimentado por um senso desenfreado de esperança, ele escolher agir de maneira extraordinária. Como resultado ele vê um efeito transformador em seus companheiros de prisão. Seu altruísmo e esperança preenchem de bom humor um ambiente carregado de medo e tensão. Os efeitos disso você pode aprender no filme.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“Fear can hold you prisoner. Hope can set you free.”

  1. Duelo de Titãs

Duelo de Titãs

Se você gostou da indicação de Invictus, possivelmente vai adorar essa também. Filmes que envolvem superação já agradam, mas quando envolvem grandes equipes, treinamento intenso ou competição, então ganham o coração. Para quem não conhece, o slogan #AComidaNosUne, foi idealizado pensando na experiência que nosso CEO teve na escola do exército brasileiro. Quem gosta de esportes irá identificar alguns traços de motivação que circundam os dois contextos. Aqueles que não se identificam muito com esse meio, aposto que serão convencidos a assistirem o filme no próximo parágrafo.

Duelo de Titãs, é baseado em eventos reais que se passaram em 1971, quando o time de futebol americano chamado Titãs competiu o campeonato estadual. O roteiro gira em torno das tensões raciais dentro do time. O treinador Boone não era apenas desacreditado profissionalmente, devido ao preconceito latente, o treinador teve que lutar para conseguir sua voz. E não só com ele, o time também era semeado de preconceito e precisava transformar sua cultura para que pudessem alcançar resultados. Por isso, assim como Coach Carter, esse é um exemplo claro de como liderar através da mudança.

No campo de treinamento, Boone traça uma visão clara para a equipe: eles serão perfeitos em tudo eles fazem. O treinador precisa ganhar as partidas para conseguir mostrar seu trabalho e não ser demitido. Portanto, cria um senso vívido de urgência no time, que os motiva a buscar sempre a evolução. Com um memorável estilo de unir os companheiros de time, ele garante que os jogadores fiquem unidos dentro e fora do campo, até mesmo em atividades banais, para juntos alcançarem o sucesso.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“Attitudes reflects leadership, captain.”

  1. A Fuga das Galinhas

A fuga das galinhas

Ter esse título em uma lista de 10 filmes para aprender como ser um bom líder nenhum de nós esperava, eu confesso. O filme conta a história de uma galinha chamada Ginger, cujo sonho é sair do galinheiro onde ela e suas amigas são aprisionadas e exploradas. A vida das galinhas é curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Quando um galo surge voando por cima da cerca, as coisas começam a mudar. Ginger ganha um aliado e juntos eles começam a arquitetar um plano para conseguirem liberdade. O filme fez bastante sucesso entre as crianças. Mas se pensa que não pode aprender com ele, está enganado.

Ginger é uma galinha com visão. Enquanto todos seus companheiros parecem resignados a viver aprisionados, Ginger tem esperança de um futuro brilhante para todos eles. Ela tenta a fuga uma, duas, três… inúmeras vezes. De cada falha, ela tira uma lição. Aprendendo com o processo, ela torna o plano cada vez mais próximo do sucesso.

Por encabeçar os planos, Ginger se torna uma hábil organizadora de recursos. Ela nomeia um responsável para cada tarefa, tomando o cuidado de escolher galinhas com as habilidades certas, além de recruta os ratos de limpeza para adquirir os materiais que ela precisa. Como boa líder, ela ainda desenvolve as galinhas da sua equipe com incentivos contínuos e reconhecimento dos seus esforços. Ginger é uma ótima representação de um líder e mostra que quando queremos alcançar o sucesso, aprendemos lições até mesmo com um filme de animação.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“Bunty: The chances of us getting out of here are a million to one.
Ginger: Then there’s still a chance.”

  1. 12 Homens e Uma Sentença

12 homens e uma sentença

O filme conta a história de um júri de 12 homens que deve deliberar sobre a inocência ou culpa de um jovem, acusado de assassinar o pai. O que deveria ser uma decisão simples se complica quando um dos jurados questiona e não concorda com a decisão dos demais. Um longo e acalorado debate se instaura entre os jurados, que são identificados não pelos nomes, mas por números e pelas profissões.

Considerado um dos melhores filmes de tribunal já realizados, ele é muito utilizado para ilustrar dinâmicas de grupo e resolução de conflitos. Para nossa lição sobre liderança, ele nos mostra alguns dramas humanos que devem ser driblados no trabalho, como as relações interpessoais, a dificuldade de comunicação do ser humano, a incompreensão e o egoísmo.

Outra lição importante que esse filme deixa é a habilidade de influenciar pessoas. Nesse filme essa habilidade é mostrada de forma diferente do que em Um Sonho de Liberdade. Um dos aspectos mais difíceis da liderança é ter a coragem de tomar uma posição, ainda mais quando se está no meio do fogo cruzado. Pode ser uma decisão estrategicamente perigosa, mas só porque você é uma voz solitária, não significa que está errado. Durante o filme, poderá estudar como o jurado 8, interpretado por Henry Fonda, toma a posição do acusado e compra seu caso. Mesmo com a pulga atrás da orelha, recusa-se a tomar tamanha decisão sem avaliar minuciosamente. Com perguntas capciosas e técnicas de influência, consegue o… não, não vou te contar o final. Quero que você assista e se surpreenda – mesmo sendo um filme preto e branco, em pleno 2018!

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“Prejudice always obscures the truth.”

  1. O Homem Que Mudou o Jogo

O homem que mudou o jogo

O Homem que Mudou o Jogo parece contar a mesma história já vista em várias produções sobre esportes, inclusive das que já mencionamos nessa lista. Um sujeito, contra tudo e todos, adota uma tática pouco ortodoxa para obter sucesso no jogo. O esporte dessa vez é o beisebol, mas não se preocupe, esse não é um filme sobre beisebol. Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, é gerente do time. Com pouco dinheiro em caixa e a necessidade de ver o time crescer, ele decide comandar o jogo olhando por uma perspectiva diferente. Ao invés de se concentrar em treinos e prática, ele se concentra nas estatísticas. Ao desenvolver um sofisticado programa de estatísticas, fez com que o clube ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

Meu caro marmota, aí está a visão de um bom líder. Billy percebeu que seu time precisava de uma abordagem diferente e busca inspiração no contexto mais improvável: a economia. Quem diria que comandar um time de beisebol baseado numa teoria econômica poderia funcionar? E não só funcionou, como a técnica foi adotada por outros tantos times depois. Através das estatísticas eles analisam os jogadores em campo e focam em suas fraquezas, para neutralizá-las.

Com uma abordagem tão inusitada, seria fácil começar uma desconfiança no time. Mas Billy se aproxima de seus jogadores – explicando sua estratégia e construindo espírito de equipe. Ele também busca ajuda no jogador mais experiente e o incentiva para agir mais como um líder. Os resultados são impressionantes, à medida que a equipe embarca em uma série de vitórias sem precedentes, vencendo 20 jogos seguidos – um recorde da liga americana.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“I think we need the team to win, not individuals”

  1. Gandhi

Gandhi

Acreditar em uma ideia até o fim pode ter boas recompensas. O último filme da nossa lista foi produzido em grande parte por financiamento particular, em uma colaboração entre empresas britânicas e indianas. Por fim, conquistou 8 Oscar. Se essa já não é uma inspiração, nem sei o que é. O enredo da produção do filme não poderia ser diferente quando o conteúdo é, nada mais nada menos, a vida de Mahatma Gandhi.

O filme começa com um jovem Gandhi advogado que é jogado de um trem sul-africano por estar em um compartilhamento só de brancos e se recusar sair. No final, depois de algumas décadas, vemos um homem que guiou seu país à liberdade do domínio britânico, em movimentos de massa baseados em ações não-violentas. É o compromisso de Gandhi com a resistência não violenta e sua capacidade de reunir um grande número de seguidores que o diferencia de qualquer outra pessoa na história (imaginem onde ele teria chegado como digital influencer). Sua aparência simples e compromisso com o povo revelam uma das principais características de um bom líder: seja a inspiração da sua equipe.

Como ser um bom líder – Citação inspiradora:

“They may torture my body, break my bones, even kill me, then they will have my dead body. NOT MY OBEDIENCE!”

Duas dicas extras aqui ó

Com essa lista, aposto que estímulo não vai faltar. Então chegou a hora de sair da zona de conforto e buscar os melhores métodos para se tornar um líder de sucesso!

Falando nisso, você sabia que nós lançamos um E-book sobre o tema? Com dicas exclusivas do Pii Chun, CEO da Marmotex! Baixe agora: 6 PASSOS PARA SE TORNAR UM LÍDER DE SUCESSO.

Para fechar com chave de ouro, uma ÚLTIMA DICA: estimule as pessoas da sua equipe a almoçarem juntas! A Marmotex pode te ajudar nisso oferecendo o Marmôclub. Refeições deliciosas, que mais de 70 mil pessoas já experimentaram, por apenas R$16,00.

Cada um pode pedir o que quiser, sem stress, e você aproveite para almoçar junto. Afinal, quer melhor estímulo do que comida? Então clique na imagem abaixo e conheça o Marmôclub!

1 comentário

Leave a Response