Como pequenas práticas podem auxiliar a termos ou trabalharmos em uma empresa sustentável?

Essa é uma pergunta que a gente já deveria ter feito há muito tempo. O mundo parece que acordou e, pouco a pouco, práticas sustentáveis estão se enraizando na nossa cultura. Separar o lixo, não usar descartáveis, evitar desperdício de comida. Essas nós sabemos de cor, mas como a gente pode aplicar práticas simples no nosso dia a dia na empresa?

Nesse post vou te dar dicas que podem ser implementadas em qualquer tipo de empresa, para que a gente consiga mudar o cenário ambiental aos pouquinhos, cada um fazendo a sua parte.

Empresa sustentável: pense em soluções simples e fáceis de colocar em prática

A Marmotex sempre pensou em se organizar como uma empresa sustentável e contribuir com o meio ambiente, por isso, 99,99% das nossas entregas são feitas de bicicleta! Também incentivamos que as nossas marmotinhas clientes evitem utilizar talheres descartáveis, ou se usa, incentivamos a reutilizar. Aqui na empresa todas as marmotas tem seus copos, pratos, talheres e canecas para uso pessoal.

E a gente não parou por aí. Além de práticas sustentáveis, contribuímos com a outra parte dessa cadeia: a reciclagem. A Marmotex, possui o selo Eu Reciclo, onde a parceira Eu Reciclo faz a compensação ambiental das embalagens de marmô que colocamos no mercado diariamente, garantindo nosso cumprimento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Você pode pensar em modelos de parceria e ações simples que funcionem para a sua empresa, também! Olha só algumas ideias:

Não disponibilizar descartáveis

Ao tirarmos os copinhos descartáveis e disponibilizarmos copos e canecas reutilizáveis, as pessoas param de agir no automático e usar o descartável para tomar seu café ou água!

Se as pessoas costumam almoçar na empresa, considere disponibilizar pratos e talheres para uso comum! Se for feito um treinamento com o pessoal sobre a importância da reutilização e da higiene dos materiais pós uso, não terão problema algum em manter uma copa limpinha, uma empresa sustentável e incentivar os almoços em equipe!

Colocar torneiras que desligam sozinhas e descargas rápidas

Ao instalar torneiras que desligam sozinhas, com aeradores de água, a empresa gasta muito menos e previne desperdício. O mais legal de pensar em economia de água é que trazemos boas consequências para o meio ambiente e para a conta no final do mês.

Não imprimir documentos desnecessários e utilizar rascunhos

Se você ainda utiliza documentos impressos para circulação interna, que tal pensar em uma empresa sustentável e prática, onde todos os documentos estão há alguns cliques de distância? Muitas vezes abusamos da impressora sendo que poderíamos economizar papel, tinta e energia ao manter os documentos em versões online. Hoje, muitas empresas já estão com todos os arquivos no digital, então, basta criar um sistema que funcione para seu fluxo de trabalho.

Outra dica legal é sempre utilizar rascunhos. Use o verso das impressões para anotações gerais ou mesmo para imprimir outros documentos, caso não sejam oficiais. Um risco já invalida a impressão antiga, então não fica confuso para a reutilização.

Separar o lixo

Lembra daquelas práticas básicas que a gente sabe de cor? Chegou a hora de aplicar. Se sua empresa não tem lixos específicos para cada resíduo, basta enviar um e-mail para o RH e pedir um lixo específico para reciclagem. Já é um ótimo começo!

Se não tem coleta seletiva perto do seu trabalho, aproveita que você faz parte de um negócio e tente contato com outras empresas da região pra resolverem isso juntos. Dá pra fazer acordo com outras empresas, com a prefeitura ou até diretamente com Cooperativas de Reciclagem.

Separe papel, papelão, plásticos, metais, vidro em um lixo destinado ao lixo seco, que será reciclado

Lembre-se de higienizar os produtos antes de jogá-los fora. A gente sabe que dá mais trabalho, mas se estamos pensando em uma empresa sustentável, então pensamos em um bem maior e futuro – diante desse panorama, passar uma água no copo de iogurte nem dói, não é?

Como falamos, são práticas simples mas se forem feitas regularmente já farão uma grande diferença! E assim, juntos, nossas pequenas atitudes podem mudar o mundo.

Depois de tudo isso, você não se sente feliz em pedir uma marmô que vai ser entregue de bike?! Claro que sim! Então clique aqui e peça a sua!

Empresa sustentável