Será que gelatina faz bem? Ela é servida como sobremesa no hospital, indicada por nutricionistas para matar a fome daqueles que estão em dieta e é até recomendada para cuidar do cabelo e unhas. Que magia é essa?! Porque, pense comigo, tantos benefícios vindo só de um pózinho colorido… é magia, certeza!

Não não Marmotinhas, não é magia. A gelatina faz bem e é tudo isso mesmo: saborosa, refrescante, hipocalórica e de fácil preparação. Mas, como tudo na vida, também tem seu lado negativo. Para idosos e bebês os corantes podem ser um problema. Mas, não se preocupe! Vou contar tudo sobre as gelatinas e até dar uma alternativa para quem busca sempre os produtos mais naturais. Tem muito segredo por trás desse pózinho mágico, hein!

Do que a gelatina é feita?

A gelatina é composta por colágeno, uma proteína estrutural que é encontrada em muitos animais, inclusive em nós, seres humanos. Na verdade, o colágeno representa quase que ⅓ de toda a proteína do corpo humano. Em palavras mais simples, o colágeno é uma molécula grande e fibrosa que torna a pele, os ossos e os tendões fortes e um tanto elásticos. Ele funciona como tijolos, unindo os elementos celulares e dando a base necessária para o processo de formação dos órgãos e tecidos.

A gelatina que a gente encontra facilmente para comprar e consumir por aí vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação das vacas ou porcos. Para fazer a gelatina, os fabricantes trituram estas várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Essa mistura então é fervida para que a grande molécula do colágeno se quebre. O resultado é a gelatina, que é facilmente extraída ao formar uma camada na superfície da mistura em fervura.

Talvez você tenha ficado com um pouco de aversão do processo de preparação da gelatina, peço desculpas por isso. Mas vou te mostrar no fim desse artigo uma gelatina que não é feita de proteína animal! Ou seja, existem sempre alternativas. O fato é que a gelatina é muito versátil e pode ser usada como um agente “endurecedor”, como um ingrediente para engrossar a comida, um emulsificador ou um estabilizador. Você a encontrará em vários tipos de comida, desde o iogurte até o chiclete.

Por que a gelatina faz bem?

Desde seu nascimento o colágeno é produzido normalmente pelo seu organismo. Mas a partir dos 30 anos, o corpo perde cerca de 1% de colágeno ao ano. Quando chega aos 50 anos, o corpo produz apenas 35% do colágeno necessário. Talvez ele não seja algo que você repare no dia a dia, mas basta sentir a ausência do colágeno para ver a diferença que ele faz em seu corpo. Quando idoso, os músculos ficam mais flácidos, a densidade dos ossos diminui, os ligamentos e articulações perdem força e elasticidade, o cabelo fica mais fino, ocorre a diminuição da elasticidade da pele e aparecem as rugas.

Agora deu pra sacar por que a gelatina nos faz bem? Por ser composta de colágeno ela ajuda a repor esse estoque que vamos perdendo ao longo dos anos. Dessa forma, ela impede a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões. A gelatina faz bem também para quem sofre de artrose e osteoporose, ajudando na prevenção e no tratamento dessas doenças.Além de ser um excelente agente cicatrizante, sendo então bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos.

Benefícios da gelatina (calma que tem mais!)

Como pode ver, a gelatina faz bem quando é usada de diversas formas como fonte de colágeno. O seu consumo regular pode ajudar não somente em casos específicos, mas também para ajudar em sua saúde do dia a dia. Portanto, vou exemplificar alguns dos benefícios.

– A gelatina faz bem para a pele

E não é só a pele, marmotinha. Além de ajudar a manter a pele firme, a gelatina ajuda a diminuir as celulites e a prevenir o aparecimento delas e das estrias!

– A gelatina faz bem para a dieta

Isso mesmo, a gelatina não faz bem só pra você, mas para a dieta! Por conter grande quantidade de proteína, é ideal para quem precisa substituir uma refeição pesada e calórica – ou para quem tem muita vontade de doce (se você é desses, espia esse post!). A gelatina irá saciar a sua fome por mais umas horinhas com poucas calorias. Ou seja, você vai comer, não ganhar peso e manter o foco no seu objetivo! Resultado? Ponto pra dieta (graças à gelatina, hein)!

– A gelatina faz bem para os ossos e articulações

Eu já comentei isso ali em cima, então presta atenção que é importante. A prolina e a glicina, presentes na composição da gelatina, deixam as articulações mais hidratadas. Isso as protege de futuras rupturas e fraturas.

– A gelatina faz bem para o cabelo e para as unhas

Por essa você não esperava, hein? A gelatina faz bem para cabelo e unhas pois contém grande quantidade de colágeno. Essa poderosa substância consegue modificar a estrutura do seu cabelo e das suas unhas, deixando-os mais fortes e saudáveis, com menos propensão à quebra (alô ponta dupla, a gelatina está chegando).

Mas nem tudo são flores, né?

A gelatina faz bem para nossa saúde, mas deve ter um consumo restrito para as crianças ou idosos. Os corantes e flavorizantes utilizados para dar cor e sabor às gelatinas são considerados substâncias tóxicas. Especialistas afirmam que nessas faixas etárias o fígado não consegue desintoxicar bem o organismo, que fica sob o efeito nocivo de aditivos químicos. Quando o fígado não dá conta de metabolizar as substâncias tóxicas, elas se alojam no tecido adiposo (a gordura do corpo) e acabam contribuindo para sérias consequências no fígado e pro corpo no geral, como, por exemplo, o desenvolvimento da obesidade.

Jelly fruit: a gelatina na sua melhor versão!

Jelly Fruit

Agora, diante de todos esses benefícios que apresentei sobre a gelatina, você não pode ficar sem. E como a natureza é muito sábia, nos deu de presente uma opção de gelatina vegetal! Diferente das gelatinas comuns a base de proteína animal, a Jelly Fruit é feita a partir de uma tal “goma carragena”, um ingrediente super natural que é extraído de algas marinhas vermelhas.

Além de ser natural, a carragena permite que a gelatina ganhe consistência mesmo em temperatura ambiente, ou seja, não demanda preparo e nem precisa ficar na geladeira! Logo, a Jelly Fruit também serve como um lanche saudável para os intervalos do trabalho.

Semana Jelly fruit e Marmotex

Como na Marmotex nós valorizamos MUITO o bem-estar e saúde das nossas Marmotas, vamos espalhar a Jelly Fruit por aí!

Quem pedir marmô das categorias especificadas abaixo vai ganhar uma deliciosa Jelly Fruit, a gelatina vegetal mais fofa da Internet!

Promoção válida para as marmôs das seguintes categorias: fit, frango, low carb, salada, saudável, vegetariana e vegana.

A promo vai até dia 03/08 ou até quando durarem os estoques. Então corre para não ficar sem! Peça sua marmô para ganhar um sorrisão vestido de gelatina!

Almoço no trabalho

Leave a Response