Please assign a menu to the primary menu location under menu

Aqui na Marmotex a grande maioria das marmôs é entregue de bicicleta. Foi assim que a gente começou lá  em 2015, com o primeiro marmoloko (que é o nosso CEO) e é assim até hoje. As bicicletas são nossas parceiras e já fazem parte da cultura da empresa. E a gente gosta tanto da coisa que decidi vir aqui te dar dicas de como incentivar o uso da bicicleta e tornar a sua empresa num local amigo da magrela para dirigentes, funcionários e visitantes.

Vixi, mas pedalar cansa… eu hein!

Estudos científicos mostram que as pessoas que realizam menos atividade física são mais propensas a desenvolver problemas de saúde. É fato que nosso corpo precisa de um pouco de remelexo para aguentar a vida dura que levamos. Não estou falando nada sobre ser fitness, apenas… pegar o papel no chão sem travar a coluna, sabe? No entanto, cada vez tem mais evidências de que as pessoas estão praticando cada vez menos atividades físicas

Na correria do dia a dia, as pessoas acham difícil dar prioridade ao exercício. Agora imagine se sua empresa é um local amigo da bicicleta, que trabalha formas de incentivar o uso da bicicleta? Ali você pode se inspirar a, assim como seus colegas, ir pedalando para o trabalho. Essa solução, marmotinha, é a que pode resolver sua vida. Com dizem por aí, é cortar duas cenouras com um golpe só (perceberam a adaptação no trocadilho?): vá para o trabalho de bicicleta!

Um estudo comentado no jornal El País aponta o impacto que essa simples decisão tem sobre a saúde das pessoas. O trabalho foi publicado no British Medical Journal, e os resultados têm implicações importantes. Eles indicam que incentivar o maior número possível de trabalhadores a pegar a bicicleta precisa se transformar em uma prioridade máxima para os municípios e governos.

Segundo o estudo, ir trabalhar de bicicleta está relacionado com um risco de morte 41% inferior do que quando o deslocamento é feito de carro ou em transporte público. E não estou falando de riscos de acidentes! Aqueles que iam para o trabalho pedalando tiveram um risco 52% menor de morrer de doença cardíaca e um risco 40% menor de morrer de câncer. Além disso, o risco de desenvolver uma doença cardíaca foi 46% inferior, e o de desenvolver câncer, 45% menor.

Pedalar é um modo saudável, não-poluente, barato e divertido de ir para o trabalho

Estou focada em incentivar o uso da bicicleta na sua empresa. Então vou te perguntar: faria diferença pra você ter 451 reais a mais na conta todo fim do mês? Ou se pudesse ter um tempinho a mais no dia para fazer o que quiser, como assistir dois episódios daquela série que você nunca tem tempo de terminar? Ou ainda ajudar a reduzir em até 10% as emissões de dióxido de carbono (CO2) na cidade de São Paulo?

Se a resposta para algumas dessas perguntas for afirmativa, então estou no caminho do convencimento. Esses dados foram tirados do estudo intitulado “Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo”, realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Ele usa como base o conceito de viagens pedaláveis, ou seja, sem um alto grau de dificuldade para serem feitas de bike. Essas viagens são definidas como corridas de até 8 km, realizados entre 6h e 20h por pessoas com até 50 anos.

Para as pessoas cujos deslocamentos se enquadram nesse perfil, a economia mensal média seria de 138 reais para quem usa ônibus e 451 reais para que usa automóvel. Além da economia financeira, o estudo mostra que o tempo de deslocamento com a bike é menor do que com automóveis.  Logo, sobra-se mais tempo livre para a pessoa usufruir no dia.

Se não bastassem esses benefícios, é importante ressaltar que quanto mais bicicletas na rua, menos automóveis. Assim, contribuímos todos juntos para a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2). Nós sabemos da poluição há tanto tempo e pouco conseguimos agir no nosso dia a dia. Essa decisão pode mudar isso. Afinal, está na hora de tirar essa informação do papel e aplicar na vida real, não é mesmo?

Por que a empresa deve incentivar o uso da bicicleta?

ir de bike para o trabalho

Alguns já se convenceram que pedalar é um ato de prazer e de um estilo de vida saudável. Outros optam por conta da economia financeira mesmo. Não importa o motivo, incentivar o uso da bicicleta pode ser benéfico para a empresa. Porque todas as vantagens de um funcionário produtivo e saudável retornam positivamente para a organização e seus clientes.

O uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho impacta e contribui para a imagem social da empresa. Vou elencar 2 pontos relevantes que justificam a ação de incentivar o uso da bicicleta.

Economia

Se a empresa reembolsará os gastos com transporte para o funcionário, então aqueles que optam pela bicicleta são grandes parceiros na economia. Outro aspecto interessante é que as bicicletas ocupam menos espaço, logo, reduzem a demanda por área de estacionamento para carros.

Além disso, ao optar por esse estilo de vida saudável, os funcionários gastam menos com planos de saúde e aumentam sua produtividade. Comento sempre com você aqui no blog sobre a importância desses valores indiretos que impactam na vida do funcionário. Assim como a alimentação é importante, essa prática diária de exercício físico pode colaborar para a produtividade, redução de stress e humor do funcionário ao longo do dia.

Responsabilidade sócio-ambiental

Nesse post sobre comunicação interna eu falei um pouco sobre a mudança do cenário empresarial. Hoje, há uma preocupação muito maior com o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para muitos tornou-se mais importante sentir-se bem em um emprego e conviver de forma saudável com seus colegas do que sofrer as consequências de ser um workaholic. Portanto, as pessoas querem trabalhar/fazer negócios com organizações que cuidam de seus funcionários, colaboradores e do planeta.

Para a empresa, promover o uso da bicicleta é incentivar um transporte eficiente, não-poluente e saudável. É mostrar que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, considera-os importantes para a companhia. Além de mostrar também sua preocupação com o meio ambiente.

Mas como transformar a empresa em um local amigo da bicicleta?

Diante de todos esses argumentos positivos, você está quase tirando a bicicleta da garagem pra começar a usar, certo? Mas meu objetivo é ir além e te ajudar a incentivar o uso da bicicleta dentro da sua empresa. Mesmo que sua empresa tenha 3 ou 1.000 funcionários, você pode começar pequenas ações que vão influenciar os colaboradores a sacudirem as canelas pelas ruas.

O ponto fundamental é ter os colaboradores trabalhando em conjunto. Atitudes e pessoas são tão importantes quanto instalações físicas. Afinal, no mundo dos influencers, ser um exemplo e uma influência conta muito.

1. Mostre as vantagens de pedalar para o trabalho

Eu te apresentei um monte de argumentos e benefícios para incentivar o uso da bicicleta, não é? Então faça o mesmo na sua empresa. Seja uma palestra, workshop, compartilhando este post, treinamento ou até através de cartazes e e-mails incentivadores. Mostre para as pessoas todos os benefícios que esse estilo de vida saudável pode proporcionar para elas. Temos a questão da saúde, da economia, da facilidade, do ganhar tempo e até de ser ecológico! Todos os argumentos que usei ali em cima você pode apresentar para os outros colaboradores a fim de persuadi-los a entrar na mesma vibe que você.

Outra ideia é desenvolver ou dar a ideia para o RH de um evento para incentivar o uso da bicicleta! Todos juntos por uma causa dessas ia ser legal, hein?

Certamente, fazer do incentivo uma nova política da empresa também pode ser muito válido como estratégia de marketing. Que tal um passeio ciclístico? Ou um “Bike to Work Day”, um dia em que todos os colaboradores vão de bike e deixam os carros em casa. Quem sabe até rola um café da manhã especial para quem participar… Hmm, que delícia! Imagine surpreender todos os ciclistas com uma mesa cheia de comida gostosa e a visita do Osmar?! Se gostou da ideia, manda um email para marketing@marmotex.com

incentivar o uso da bicicleta

2. Melhore as instalações físicas

Depois de convencer os colaboradores a utilizarem a bicicleta, utilize os recursos disponíveis para transformar sua empresa em um local amigo da bicicleta. Afinal, não adianta incentivar o uso da bicicleta e não favorecê-lo.

Um dos travamentos para as pessoas utilizarem a bicicleta é o medo do roubo. Muitos deixam de sair com a bike por não saber se o local em que vão deixá-la é seguro (mesmo colocando o cadeado). Portanto, o primeiro passo é instalar um estacionamento apropriado e destinar espaços para as pessoas guardarem suas bikes. Para decidir sobre o tipo de estacionamento de bicicletas, a quantidade de vagas e onde instalá-lo, é aconselhável pedir a colaboração de seu gerente de instalações ou engenharia e dos empregados que já pedalam para o trabalho. Se não for possível instalar o bicicletário na sua empresa, uma boa opção é juntar-se a outras empresas vizinhas para compartilhar recursos.

Se o trajeto que o funcionário faz da sua casa até o trabalho exigir um grande esforço físico, cuide para que ela tenha um banheiro com chuveiro e vestiário caso queira usar. Se for o caso, também é legal pensar em um armário pra ele guardar suas coisinhas.

3. Fale sobre uma cultura favorável à bicicleta

Esse talvez seja o item mais importante dessa lista. Para que os funcionários percebam quão importante é incentivar o uso da bicicleta, é muito bom se os dirigentes mostrarem apoio. Os colaboradores precisam saber que não existe qualquer preconceito associado à opção de pedalar para o trabalho. Seja ao chegar com roupas de ginástica, mochila ou com o capacete na mão.

Os chefes e gerentes podem mostrar seu apoio ao usarem a bicicleta como meio de transporte uma vez no mês. Ou simplesmente ao patrocinarem aquele café da manhã que dei de exemplo lá em cima. Outro método de apoio é adotar horários de trabalho flexíveis, facilitando a pontualidade das pessoas que optam por métodos alternativos de transporte.

4. Incentive!

Eu acredito realmente que muitas das dicas que dei acima já vão te ajudar a incentivar a galera. Mas há muitas outras maneiras de encorajar a decisão de pedalar para o trabalho e demonstrar o compromisso da empresa em ser um local amigo da bicicleta.

A empresa Micrologic Solutions, em Cambridge, Reino Unido, bolou um sistema de recompensa baseado em banco de horas cumulativas. Cada vez que um funcionário vai de bicicleta para o trabalho, são acumuladas frações de hora para compensar faltas ou usar como abono. Isto equivale a dois ou três dias de folga extra por ano, para quem pedala regularmente!

Igualmente bacana foi a iniciativa da antiga agência Señores. Ainda em seu começo, com apenas 5 profissionais, os fundadores decidiram disponibilizar bicicletas elétricas a cada um ao invés de pagar uma vaga na garagem. Como forma de incentivo, criaram um programa — chamado Bike da Firma — que premiava a equipe com happy hours e pequenas obras de arte a cada cem quilômetros que o grupo pedalava.

Certamente a equipe do Señores foi incentivada a usar a bicicleta como estilo de vida. Portanto, eles também incentivaram seus colaboradores a irem em encontros com clientes de bike. Os clientes sempre se interessavam pela iniciativa e perguntavam como funcionava o incentivo da empresa. Foi então que a agência descobriu um nicho que hoje foi preenchido pela Startup Bora Bike.

Dessa forma, a gente consegue ver que quando a intenção é boa, sempre surgem ideias maravilhosas! E quem disse que elas não vão trazer bons frutos para a empresa, não é mesmo?

Vamos comemorar juntos!

Enfim, não tenho dúvida que você vai incentivar o uso da bicicleta na sua empresa. Todas essas dicas e insights podem tanto ajudar você que quer fazer da sua empresa um lugar melhor para as pessoas trabalharem, quanto você que é um funcionário e quer trabalhar em um lugar bacana!

As pessoas devem se ajudar e apoiar umas às outras em causas assim. À medida que os benefícios crescem, você vai querer fazer ainda mais. Alcance hoje o bicicletário, amanhã o vestiário e quando menos esperar está ganhando happy hour por km rodado com a magrela!

Quero te ajudar no processo de crescimento da sua empresa. Seja através de um almoço delicioso ou de maneiras que ajudem os colaboradores da sua empresa. Então, se quiser proporcionar ainda mais para eles, que tal conhecer nosso Serviço Corporate?

incentivar uso da bicicleta

Leave a Response