A intolerância à lactose ganhou visibilidade nos últimos anos, pois foi diagnosticada em muitos brasileiros que tem sintomas como dores na barriga, gases e vontade de ir ao banheiro toda vez que consomem algum produto lácteo. A doença se tornou tão frequente que muitas pessoas se atentaram para uma dieta um pouco mais regrada e consciente.

Eu fiquei muito curiosa e pedi para a nossa Marmônutri explicar pra gente, de uma vez por todas, o que é essa tal de Intolerância à Lactose. Se quiser ver mais dicas dela, você pode acessar a #dicadamarmônutri no Instagram @marmoloko e também, ver esse ou esse post. 

O que é essa tal de intolerância à lactose?

Lactose trata-se de um açúcar encontrado no leite de mamíferos. No nosso corpo tem uma enzima chamada lactase que quebra a lactose formando duas moléculas menores chamadas glicose e galactose. Dessa forma as absorvemos no intestino.

Existem pessoas que não produzem a enzima ou produzem muito pouco. E é aí que essa pessoa pode dizer que tem intolerância à lactose! Portanto, essa intolerância nada mais é do que uma deficiência da lactase, o que dificulta a absorção da lactose no intestino. E isso pode causar dores abdominais, distensão ou diarreia.

Mas esses sintomas variam muito de pessoa para pessoa! Algumas pessoas ainda podem tolerar iogurtes ou queijo que contém menos lactose, outras não. Por isso, existem testes e exames que os laboratórios e gastroenterologistas fazem para dar o diagnóstico correto.

Nosso organismo necessita de várias vitaminas presentes no leite e em produtos com lactose, então preste atenção para não cortar alimentos que não sejam restrição na sua dieta. Existem estudos que dizem que a dose mais comumente tolerada  seria o equivalente a 1 copo (250ml) de leite (12g de lactose), sem ter os sintomas. Outra estratégia é consumir o leite com outros alimentos, ou comer iogurte ou queijo. Assim você evita o risco de ter deficiência de cálcio, fósforo e outras vitaminas (importantes para a saúde dos ossos).

Por isso, sem neura com a lactose, hein!

Alimentos que contém lactose

A lactose é encontrada no leite e em seus derivados. O leite, por sua vez, apresenta níveis maiores de lactose em sua composição, ao passo que os derivados têm um teor um pouco menor da substância.

Alimento Porção Lactose (g)
Leite, integral 250ml (1 xicara) 13
Iogurte 200g (1 xicara) 9
Queijo 30g 0,1
Manteiga 1 colher de chá 0,03
Sorvete 50g 3

Caso você tenha intolerância à lactose, separamos alguns pratos especiais do nosso cardápio que você pode comer sem medo!

No site tem diversas opções que se encaixam para quem tem intolerância à lactose ou até outras restrições alimentares. Acesse e use o filtro de pesquisa. Procure por opções low carb, fitness, vegan, vegetariano… um monte! Acesse clicando aqui e garanta sua marmô do jeitinho que você precisa.

1 comentário

Leave a Response