Quem busca uma boa alimentação, sempre esbarra na dúvida de lanches saudáveis para sua rotina. Se você segue alguma dieta, ou mesmo se busca alimentar-se de forma saudável, tem sempre uma grande variedade de ingredientes para lidar diariamente. Os pratos devem ser coloridos, bem equilibrados, com verduras e legumes frescos e pensados para que você ganhe o máximo de energia para gastar em produtividade ao longo do dia. Tudo isso parece um trabalho excessivo, até um castigo para alguns. Mas, de qualquer forma, estamos acostumados a, pelo menos, planejar o almoço e a janta, mas e os lanches do dia?

Lanches saudáveis te ajudam na produtividade

A regra geral e que funciona para a maioria das pessoas, é buscar comer de 3 em 3 horas. Essa regra é ótima para quem segue dieta, mas também para qualquer um que trabalha muito tempo sentado, na frente do computador ou em ambientes estressantes. Isso porque usar a “desculpa” da comida pode ajudar na produtividade da sua rotina.

Seja para um café, pegar água ou para comer um lanche saudável é importante fazer pequenas pausas durante o trabalho. Essas pausas fazem com que seu cérebro relaxe por alguns minutos, tirando o esforço ininterrupto do trabalho. Consequentemente, quando voltar ao trabalho, manterá o foco com mais facilidade. Faça pelo menos uma pausa longa entre os períodos de trabalho, uma antes do almoço e uma no meio da tarde, por exemplo. Quem sabe não chama um amigo para ir junto? Ou separe esse momento para comer uma fruta ou qualquer outro lanche saudável.

Essa é uma dica antiga que já está bem enraizada na nossa cultura. Desde quando somos crianças e passamos metade do nosso tempo na escola, temos o intervalo para comer um lanche. Na vida adulta, mudamos apenas o contexto e acrescentamos os boletos, mas o esquema é o mesmo rsrs. Se tiver um intervalo para descontrair, a manhã ou tarde passa mais rápido. E se nesse intervalo ainda tiver comida gostosa, melhor ainda!

Para nos ajudar a escolher os melhores lanches saudáveis, pedimos ajuda para a Marmônutri! Ela separou algumas dicas especiais para todos nós que nos sentimos perdidos ao escolher algo saudável para comer entre as refeições. E eu vou compartilhar com você aqui abaixo:

Fuja do óbvio: pense em alternativas

Antes de qualquer coisa, é preciso ficar atento para que não fique refém de alimentos pouco nutritivos durante seu dia. Vez ou outra pode surgir uma dúvida muito comum: será que o que estou levando é realmente saudável?

Os tipos de lanches saudáveis, a frequência e a quantidade vão variar de pessoa para pessoa. Porém o mais comumente recomendado para a maioria é que tenhamos uma fonte de carboidrato e proteína – se tiver gorduras saudáveis, melhor. Essa combinação vai garantir maior saciedade até a próxima refeição, isto por conta da proteína e gordura que demoram mais para serem digeridas.

O melhor lanche saudável? Frutas!

A Marmônutri deixa como dica, também, o consumo diário de frutas! Além de serem uma opção acessível, elas são a principal escolha para lanches saudáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se o consumo de 400g de frutas e legumes (equivalente a 5 porções) para se obter benefícios para a saúde. Mas existem também outras razões para recomendar frutas como uma fonte de carboidrato nos seus lanches saudáveis:

  • Maior quantidade de nutrientes, tais como, vitaminas, fibras e antioxidantes.
  • Tudo isso auxilia na imunidade, mantém a pele saudável, unhas e cabelos fortes, além de saciedade.
  • As frutas são naturais, ou seja, não costumam sofrer nenhuma adição de substâncias artificiais da indústria

Ao escolher frutas para seus lanches saudáveis, dificilmente cairá na monotonia. Elas estão presentes em diversas formas: desidratadas, frescas, picotadas, enlatadas, líquidas, congeladas…

Podem ser consumidas de milhares de formas, com granola, iogurte, no bolo, suco, smoothie, com pasta de castanhas, misturada nas castanhas (as frutas desidratadas por exemplo), com aveia e mel, na panqueca ou crepioca, etc.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: DICAS DA MARMÔNUTRI E SUGESTÕES DE PRATOS DELICIOSOS

Diversos estudos apontam que quem costuma consumir frutas e legumes em quantidades adequadas, tem menos risco de desenvolver doenças como cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.

Por isso, use a imaginação para combinar esses principais nutrientes nos seus lanches saudáveis da forma que couber melhor no seu planejamento, rotina e realidade.

Lanches saudáveis: faça uma assinatura de frutas

E como uma última (super!) dica, quero te apresentar a opção de fazer uma assinatura de frutas. A Frutarium entrega todos os dias, na sua empresa, um kit com as frutas que você gosta. Elas vão higienizadas, fresquinhas, cortadas, prontas para o consumo. Se você quer mais saúde para o seu dia a dia corrido e mais praticidade para os seus lanches saudáveis, essa é uma opção que eu recomendo! Envie um email para amo@frutarium.com e saiba mais!