Delegar tarefas é passar a responsabilidade de um afazer para outra pessoa. Essa simples ação pode alavancar seu sucesso profissional. Ao identificar quais tarefas delegar e quais pessoas contar para a realização dessa tarefa, você está sendo um ótimo líder. Além de resolver problemas, permite que outros se desenvolvam. Se você busca sempre aperfeiçoar suas habilidades de liderança, convido você a ler esse post até o final.

Delegar tarefas não é mostrar fraqueza

Muitas tarefas para fazer no trabalho

Se a gente parar pra analisar, nunca alcançamos nossos objetivos sozinhos. Seja na empresa, na escola, na faculdade ou nos esportes. Precisamos da ajuda do professor, do treinador ou do apoio da família, amigos e colegas. Buscamos apoio em pessoas que estão por perto, sabem da nossa situação e podem nos ajudar. Mesmo que você seja um exímio funcionário e saiba tudo sobre o assunto, ainda assim existe um limite para o que você é capaz de fazer sozinho. Imagine o quanto mais você poderia executar com a ajuda de outras pessoas!

Delegar tarefas e atividades é ótimo! A gente pode até se sentir desconfortável à princípio. Por achar que delegar tarefas passa uma imagem de “profissional incompetente” ou até por achar um gasto desnecessário. Mas, vou te provar o contrário. Para ilustrar como delegar tarefas pode economizar seu tempo e dinheiro, vou te dar um exemplo prático:

Sua empresa está com uma ação especial. O RH decidiu fazer um café da manhã especial para o evento. Esse café pode ser preparado pelos colaboradores do setor de RH, que vão se organizar para comprar as comidas e bebidas, arrumar um espaço na empresa, limpá-lo e deixar tudo pronto. Serão necessários dois funcionários para comprarem as comidas em um período, mais 3 em outro período para deixarem tudo pronto para o evento no dia seguinte. Ao invés de deixar que os próprios colaboradores façam tudo, considere contratar uma empresa especializada que cuide do café. Você terá “economizado” em valor, além de ter mantido seus colaboradores com maior produtividade ao não se deslocarem para esse serviço. Esse é um simples exemplo, mas que deixa claro a minha dica.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

É legal dar conta de todo o seu trabalho. Chegar no fim do dia com sua caixa de e-mails zerada. Sua lista de afazeres completa. Mas quanto mais ascendemos na empresa, mais distante ficamos dessa situação. Chega um momento que algumas atividades deixam de caber no seu dia. Então, ou você passa a responsabilidade dela para outra pessoa, ou então ela não será feita. Como aprendemos com o Homem-Aranha, “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. As prioridades mudam, cada vez mais demandas chegam em suas mãos e são elas que vão testar suas habilidades de liderança.

É aí que a gente percebe que não dá pra cuidar de tudo, muito menos da nossa maneira. É por isso que muitas pessoas contratam empregadas domésticas, secretários, assistentes, administradores ou até serviços específicos como um buffet para eventos empresariais. Delegar faz parte da nossa vida e podemos ver seus efeitos no campo pessoal e profissional. O que a gente tem que levar como lição é que devemos utilizar nosso precioso (e escasso!) tempo para cuidar de assuntos realmente importantes e não para cuidar de assuntos triviais, que outra pessoa poderia estar fazendo, até de uma maneira melhor que nós mesmos.

Delegue o colaborador certo para cada tarefa

Delegando tarefas

Quando um líder delega uma tarefa, ele também deve analisar os colaboradores disponíveis e decidir para quem pedirá ajuda. No último post contamos 8 Lições que a Copa do Mundo pode te ensinar sobre negócios e uma dessas lições era exatamente manter por perto um bom time. Um líder de sucesso conhece tão bem seus colaboradores que na hora de delegar tarefas já conhece o perfil que melhor se encaixa. Quando ambos já conhecem seus métodos, o trabalho flui e com certeza a tarefa delegada encontrará o sucesso.

Agora, se houver insegurança de qualquer uma das partes, então a tarefa ficará truncada, demandando constante acompanhamento e te fará pensar “se for assim, não é melhor eu mesmo fazer?”. Se você estiver ensinando algo a um colaborador e acabar a conversa com essa dúvida, avalie se essa é a pessoa que está pronta para a tarefa. Com um trabalho contínuo de delegar tarefas e acompanhar resultados, o líder consegue ter controle maior das habilidades dos seus colaboradores e onde eles podem chegar. Assim, em casos em que seja necessário conhecimento extra, ele mesmo pode passar o que sabe. Caso não consiga passar a informação necessária, então avalie se essa é realmente a pessoa mais adequada para a tarefa ou até considere contratar algum tipo de curso ou workshop para que o conhecimento seja adquirido.

Ao delegar, sempre preze por uma boa comunicação. Faça perguntas que estimulem o colaborador a se posicionar e fale se está de acordo com aquela tarefa. Algumas perguntas para te ajudar:

  • Você entendeu a tarefa? Tem alguma dúvida?
  • Você, assim como eu, acredita no que estou pedindo?
  • Você acha que existe uma forma melhor de fazer a tarefa?
  • Precisa de alguma ajuda?

A arte de delegar tarefas

Delegar não vai apenas tirar uma das tarefas do seu caminho. O mais legal dessa história toda é trazer confiança para a equipe, além de aumentar o conhecimento do colaborador e ajudar na sua evolução. O líder que percebe tudo isso, consegue montar uma equipe que soma competências. Uma equipe que está pronta para complementar as fraquezas uns dos outros e assim, ser um time completo e preparado para multiplicar os benefícios para a empresa.

Pense comigo, se você fosse presidente de uma grande empresa, você realmente acredita que conseguiria cuidar de tudo? Claro que não! Então sugiro que pare agora. Faça uma lista de todas as tarefas que você tem que realizar no dia ou na semana. Analise a lista. Existe alguma tarefa que pode ser delegada para alguém? Se sim, pra quem? Comece a repensar suas prioridades e abra espaço na sua vida para o que realmente importa!

Parece até que estamos naquelas propagandas de televisão, onde o apresentador vai afirmar “essa é a melhor técnica para alcançar o sucesso profissional!”. Ok, estou exagerando e sei que não depende só disso. Mas acredite quando afirmo (de forma tão convincente quanto o apresentador da tv): delegar tarefas pode alavancar seu sucesso profissional.

Dica Bônus

Ao chegar até aqui eu já sei que você se preocupa com sua empresa, quer bater metas, alcançar resultados e busca se tornar um bom líder. Então, espero que nossas dicas tenham te ajudado! E se me permite dar uma DICA BÔNUS, aqui vai: temos um serviço de alimentação personalizada para atender reuniões de negócios! Se quiser fazer um treinamento com sua equipe ou preparar um café da manhã/almoço/lanche da tarde especial para discussão de projetos ou conversar com determinado cliente, nós podemos te ajudar! Clique na imagem abaixo e conheça mais sobre o Meeting:

Reunião de negócios