Hoje quero contar para você o que é a Marmotex. A gente tem um contexto e toda uma história por trás do nosso nome. Então trouxe um monte de informação super interessante para quem nos acompanha ou quer saber mais sobre o processo de criação de uma startup.

Trouxe até um convidado especial! O Peter Chun, nosso CEO, contou como surgiu a primeira ideia de entregar marmôs e como foi o processo para abrir a startup. Além da contação de história você vai encontrar um infográfico com toda a rota da Marmota! Ou seja, se você conhece ou quer conhecer mais sobre a Marmotex, comece por aqui.

Afinal, o que é a Marmotex?

Delivery de almoço

A Marmotex é um marketplace que une restaurantes a consumidores. A startup desenvolveu um novo conceito de almoço corporativo que se diferencia da tradicional marmita ou marmitex. Trata-se de um modelo de negócio focado no mercado corporativo, que atua como o elo facilitador entre o restaurante e o consumidor.

O funcionário da empresa, em poucos minutos, consegue pedir seu almoço de qualquer restaurante cadastrado! Desde hambúrguer até comida árabe, o prato escolhido será entregue na hora desejada, junto com o almoço dos seus colegas de trabalho! Eu posso comer comida chinesa e meu colega um macarrão igual ao da vovó. Mesmo nesse conflito de vontades e interesses, vamos almoçar juntos. 

Como surgiu essa ideia louca?

Nosso CEO, Peter Chun, junto com 2 amigos, teve a brilhante ideia de criar um novo jeito para atender a necessidade das pessoas que almoçam na empresa. Talvez você já tenha passado pela experiência de pedir uma comida e não saber que horas ela vai chegar, se vai dar tempo de almoçar, pagar caro na entrega ou até se vai gostar do que veio!

Esses 3 amigos estavam insatisfeitos com a qualidade da refeição que encontravam por perto, não abriam mão da comodidade de entrega na hora desejada e ainda gostariam de ter uma comida com preço que cabia no bolso de jovens trabalhadores – se você é um deles ou já passou por isso sabe como é perrengue, né? E para te mostrar certinho como surgiu, nada melhor do que chamar nosso querido CEO para explicar, tintin por tintin o que é a Marmotex.

Senta que lá vem história (nosso CEO quer falar)!

Era uma vez…

Curiosidades da Marmotex

Eu sempre me interessei e li muito sobre o ecossistema de startups americano. Gostava de acompanhar como surgiram as ideias, as pessoas por trás e tudo mais. Nesses estudos de outras startups, percebi que sempre existia alguém chave na área de tecnologia. Por isso, depois de ter apanhado bastante na área de desenvolvimento na primeira startup, resolvi aprender a programar.

O nome Marmotex, surgiu de uma brincadeira que eu fazia de chamar a marmita de marmota. Isso ficou na cabeça, mas não foi logo em seguida que surgiu a empresa. Nessa época eu trabalhava como programador, era CLT e ganhava os benefícios que você conhece. Ao invés de gastar o Vale Refeição (famoso VR) eu normalmente levava a tradicional marmita de casa, o soborô/restôdeontê e vendia o VR pro bar e ele me descontava 15% (não faça isso, gaste o seu com a gente, viu? Compensa mais). Essa foi uma fase muito importante da minha vida, foi uma fase de aprendizado técnico. Foi a base que iria me dar confiança para desenvolver um dia a plataforma da Marmotex.

Primeiro vem a necessidade, depois a solução

Era meados de 2014, eu e meus amigos trabalhávamos para outras startups da Wayra, um braço da Telefônica Vivo que existe para ajudar o desenvolvimento de startups. Na época a Wayra ficava no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, beirando a marginal Pinheiros. O lugar era lindo e TOP demais, se é que me entendem. Era uma cobertura com mezanino e tinha mesa de ping-pong, pebolim, redes para descanso, sofás e puffs. Como podem perceber, um belo local para trabalhar e se divertir.

Com todas essas comodidades não fazia muito sentido a gente querer sair pra se alimentar. Poderíamos aproveitar o local e a companhia das pessoas no almoço! Então comecei a perguntar para alguns amigos onde eles costumavam pedir comida. E uma amiga, a Lele, me indicou um lugar chamado Porto Banus, do Sergião (que hoje ele esteja descansando em paz). Era um restaurante buffet por kilo como muitos da região, mas eles também ofereciam o serviço de delivery.

Funcionava assim: o Sérgio mandava um email para todos os clientes com as guarnições do dia (arroz, feijão, salada, etc). Os clientes respondiam as 6 guarnições escolhidas. De vez em quando a galera respondia sem querer para todos que estavam em cópia no email, aí… começava a zueira! Rs. Até que o Sérgio aprendeu a mandar o email em cópia oculta e acabou com nossa diversão.

Eu, por não conhecer o serviço, me arrisquei a pedir primeiro. Dias se passaram e comecei a indicar para galera da Wayra. Para que chegassem todas refeições ao mesmo tempo eu consolidava os pedidos e mandava um email de resposta com todos os pedidos das marmitas (naquela época ainda não era Marmô) e foi assim que acabou surgindo o primeiro time de marmolokos!

Plim! 💡

A ideia de criar um site pra não ficar anotando os pedidos dos amigos um a um e repassando pro restaurante (a mente preguiçosa de um programador) surgiu quando a outra parte da mente (a do comerciante chinês da 25 de Março – não podemos negar as origens) revelou que poderíamos talvez ganhar um dinheiro com isso – dinheiro que é good e nóis não have, como diriam os Mamonas Assassinas.

Aí que veio o ‘plim’!

Marmita vira marmota e marmitex vira Marmotex. Para os mais íntimos, simplesmente: Marmô (muito mais phino né).

#AComidaNosUne

Se você prestou atenção nas palavras do nosso CEO, percebeu que inovação e criatividade são as palavras-chaves que respondem o que é a Marmotex. A proposta de alimentação na própria empresa não é apenas um comodismo ou um meio de facilitar a nossa rotina. Por trás da praticidade temos nosso slogan e o objetivo de criar uma cultura de união no ambiente de trabalho.

A gente gosta muito de se divertir e trabalhar em equipe, então damos muito valor para isso!

Queremos ver as pessoas da própria empresa, que compartilham o mesmo objetivo e que geralmente não têm tempo de socializar, almoçando juntas! Trocando experiências, sorrindo e se divertindo. Todos esses artigos do blog argumentam de diferentes formas sobre o que essa experiência pode te trazer. E a hashtag #AComidaNosUne é a essência do que é a Marmotex!

Afinal, como funciona?

Como fazer um pedido na Marmotex

Agora que aprendeu a teoria sobre o que é a Marmotex, vamos para a prática! Para ter uma marmô quentinha no seu trabalho, basta acessar o site da Marmotex e fazer o cadastro gratuitamente. Assim que estiver logado, o usuário pode criar seu próprio grupo, identificando seu local de trabalho, ou participar de um já existente.

Os pedidos podem ser realizados no mesmo dia, até às 10h, e serão entregues a partir das 12h, no horário agendado pelo grupo. Também é possível agendar o pedido semanal, alternando cardápios e quantidades.

A Marmotex possui uma base formada por mais de 50 mil usuários cadastrados, formada por funcionários de instituições financeiras, agências de propaganda, escritórios de advocacia, comércio, varejo, startups, empresas de tecnologia e espaços de coworking das regiões atendidas.

Nós atendemos as regiões da Vila Olímpia, Morumbi e Pinheiros! E se (ainda) não chegamos aí perto de onde você trabalha, deixe um comentário nesse post. Queremos alimentar o maior número de marmotas e dominar o mundo!hehe.

O que é a Marmotex: um infográfico explicativo!

A ideia da Marmotex é unir o restaurante aos consumidores ou, como gostamos de falar, unir a comida aos esfomeados!rs. Para que isso aconteça entra em cena a Marmotex e sua maravilhosa logística. Criamos então um infográfico especial para te explicar quem somos nós, o que defendemos e as vertentes que atuamos.

Infográfico Marmotex

… e foram felizes para sempre!

Fome, comida, marmô, praticidade, diversão e trabalho duro. O que é a Marmotex? É tudo isso, junto e misturado! O nosso slogan #AComidaNosUne funciona como um lema por aqui e a gente trabalha muito para que ele funcione para você, também. Que a marmô não só te traga uma comida quentinha, mas momentos felizes e maior produtividade!

Não se engane pelo “felizes para sempre” ali em cima. Nessa história ainda temos muitos capítulos para escrever e queremos que você faça parte dele. Então se é novo por aqui e ficou com vontade de se aventurar na Rota da Marmota, que tal ganhar o primeiro almoço grátis ou, na língua das marmotas, uma free marmô? Basta fazer o seu cadastro e colocar o cupom: MUITAFOME.

Se você não é novo por aqui e mesmo assim quer ganhar um almoço grátis, basta indicar um amigo! Ao pedir no site, ele coloca o seu código de indicação e ganha uma marmô. E por essa ação maravilhosa, assim que ele fizer o primeiro pedido pago, você também ganha uma free marmô! Clique na imagem abaixo e peça o seu rango!

Almoço no trabalho

Leave a Response