Aqui na Marmotex a gente é adepto à boa comida, mas também não nega uma boa aventura. O bairro do Morumbi tem um monte de coisa legal para visitar e se aventurar. Para quem gosta de parques e lugares com muitas árvores, então vai amar esse post! Se você mora ou trabalha na região e se pergunta o que fazer no Morumbi, te trago a resposta.

O Morumbi era uma fazenda! 😱

No século XIX o bairro do Morumbi era uma enorme fazenda. Ela era uma propriedade cultivadora de chá pertencente ao inglês John Rudge. Por volta de 1940 a região que até então era predominantemente rural começou a se desenvolver. Foi então que em 1948 o engenheiro Oscar Americano iniciou o loteamento da área. Poucos sabem, mas durante a urbanização ele fez questão de plantar um exemplar de cada uma das espécies da flora brasileira na área. Foi ele o responsável pelo projeto de arborização dos bairros-Jardins.

A Companhia Imobiliária Morumby foi a responsável por comercializar os lotes da fazenda. Foi assim então que surgiu o bairro Morumbi. No entanto, a Companhia Imobiliária decidiu que esse bairro seria estritamente residencial. Portanto, os futuros compradores deveriam concordar com a regra de não criar áreas comerciais ou edifícios no local. Isso fez com que a região fosse habitada por famílias de alto poder aquisitivo. Por isso o bairro até hoje é conhecido por ser um famoso “bairro de rico”.

Um lugar delicioso para passeios a céu aberto

Se você não conhece muito bem o bairro, acredito que com essa historinha já deve imaginar o tipo de passeio que vou te propor. Apesar de ter muitos restaurantes, bares e shoppings famosos por sua comida e glamour, vou focar em outros tipos e passeio.

É difícil encontrar lugares arborizados, visitar fazendas e lugares históricos no meio de São Paulo. Mesmo porque pode ser que a gente passe todo dia do lado de um prédio histórico e nem saiba! Por isso mesmo que apresento algumas dicas especiais. Saiba como montar um roteiro de visitação ao bairro e o que fazer no Morumbi.

HAPPY HOUR EM PINHEIROS: SUGESTÕES PARA GALERA DA CERVEJA, DO CAFÉ E DOS GAMES!

O que fazer no Morumbi: Palácio dos Bandeirantes

Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes é o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador. Além de abrigar as Casas Civil e Militar, algumas secretarias de estado e um amplo acervo histórico e artístico aberto para visitação.

Lá você vai encontrar obras de artistas famosos, como de Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva e Aldemir Martins. Diversas dessas peças podem ser vistas durante as exposições temporárias. Ao longo das visitas, admira-se ainda o Salão dos Pratos e a Galeria dos Governadores. O passeio é de graça e acontece de terça a domingo, das 10h às 17h.

Av. Morumbi, 4500 – Morumbi, São Paulo | Informações para visitação

O que fazer no Morumbi: Praça Vinícius de Moraes

 

Praça Vinicius de Moraes

Logo ao lado do palácio você encontra a Praça Vinicius de Moraes. É um local tranquilo e muito frequentado por moradores que buscam um lugar para se exercitar ou passear com seus pets. Possui uma pista de 1 500 metros de extensão, aparelhos de ginástica, mesas de piquenique e ampla área de concreto cercada por bancos. Aqui está aquele lugar para você finalmente aprender a andar de patins, que tal?

Av. Giovanni Gronchi, s/n – Morumbi, São Paulo

O que fazer no Morumbi: Casa da Fazenda do Morumbi

Morumbi era uma fazenda

A Casa da Fazenda do Morumbi é uma construção de 1813 tombada pelo Conpresp por conta da importância histórica. A casa fica em uma área verde de 8 000 metros quadrados, praticamente um refúgio no meio de São Paulo.

Nos anos 50, serviu de cenário para o filme Sinhá Moça. Hoje, é usada para eventos. Por isso, deve-se ligar em horário comercial para agendar uma visita (tel: 3742.2810). Além da casa ser fantástica, o local possui uma capela linda, projetada pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik.

Av. Morumbi, 5594 – Morumbi, São Paulo | casadafazenda.com.br

Assinatura de almoço

O que fazer no Morumbi: Casa de Vidro

Casa de Vidro no Morumbi

Em termos simples, essa é a casa de um casal famoso em São Paulo. Ele foi um dos fundadores do Masp e ela, a arquiteta responsável pelo edifício do museu. Estou falando do casal Pietro e Lina Bo Bardi.

A Casa de Vidro é um ícone da arquitetura moderna. Foi projetada em 1950 por Lina para ser a residência do casal. Hoje, a Casa abriga parte da coleção de arte particular adquirida ao longo dos anos por Lina Bo e Pietro Maria Bardi. Além da fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre os pilares, ostenta um jardim de 7000 metros quadrados.

O local abriga exposições temporárias sobre arquitetura, além da coleção particular da família. Os passeios rolam de segunda a sexta e precisam ser agendados pelo email educativo@institutobardi.com.br.

Rua General Aumério de Moura, 200 – Vila Morumbi, São Paulo | institutobardi.com.br

O que fazer no Morumbi: Parque Alfredo Volpi

Parque Alfredo Volpi

Ali pertinho da Casa de Vidro tem um parque bem gostoso para visitar! Sei que parece muito verde em um post só, mas não gosto de limitações. Ainda mais quando o lugar é tão querido. Imaginem um parque com trilhas em meio a trechos da mata atlântica, com mesas de piquenique, playgroud e até um lago com patos! Fala sério, quando foi a última vez que você visitou um local assim?

Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi, São Paulo 

O que fazer no Morumbi: Estádio do Morumbi

Parque Alfredo Volpi

Tem gente que vai torcer o nariz para essa dica. Mas independentemente do time que você torça, o Estádio do Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube, é uma visita obrigatória. Foi ali que ocorreram e ocorrem alguns dos principais shows de São Paulo, além de grandes conquistas para vários times paulistas.

Agora, se você é torcedor real de futebol, fazer uma visita guiada pode valer a pena. Dizem até que algumas visitas são guiadas pelo ex-goleiro Rogério Ceni!

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi, São Paulo | morumbitour.com.br

O que fazer no Morumbi: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é mais um lugar originado da residência de um casal. A fundação foi instituída por Oscar Americano, em março de 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano. Oscar doou à cidade de São Paulo, além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e extenso parque.

Hoje o local reúne peças e documentos ligados à história do Brasil, realiza cursos, concertos e outras atividades culturais. Além de ser um oasis de tranquilidade, a Fundação serve um delicioso brunch!  

Av. Morumbi, 4077 – Morumbi, São Paulo | fundacaooscaramericano.org.br

Uau, quanta coisa que eu nem imaginava que dava pra visitar por aqui. E olha que eu e os marmolokos pedalamos por aí e conhecemos vários lugares! Inclusive já fiz post com lugares legais para conhecer na Vila Olímpia e em Pinheiros!

Depois de tantos lugares com verde, me sinto extremamente motivada. Quero aprender yoga, meditar, correr no parque e comer uma salada gigante e deliciosa! Claro né, porque depois de tantos passeios eu vou é ficar com fome! Você também? Então vem matar sua fome com a gente! Peça a sua marmô clicando na imagem abaixo.

Almoço no trabalho

Leave a Response