O carnaval passou e finalmente o ano começou para todos! Que tal se organizar para aumentar a sua produtividade no trabalho … e na vida?hehe.

Vou te dar um passo a passo – baseado no livro Produtividade para quem quer tempo – para organizar suas atividades e te ajudar a tirar todos os sonhos e projetos do papel, sejam eles profissionais ou pessoais! Vamos comigo?

1. Conhecer os papéis que você exerce

A primeira coisa que temos que fazer é nos conhecer. Meio clichê, não é?! Mas às vezes, a vida é tão corrida que ligamos tudo no automático e não paramos para pensar no que realmente queremos dela. Temos que lembrar que ela é uma só e que passar de maneira aleatória, sem pensar na maneira que realmente gostaríamos de viver, é, no mínimo, um desperdício.

2. Listar todas as atividades de cada papel para aumentar a sua produtividade

Depois que você já fez uma autoanálise é hora de listar todos os papeis que você exerce e todas as atividades para cada papel – fica tranquila que você pode alterar esses papéis sempre que achar necessário. Separe um momento tranquilo, toda semana, pode ser um sábado de noite e liste todas – todas mesmo!! – as atividades que são importantes para a próxima semana.

3. Definir as atividades diárias, também pode aumentar a sua produtividade

Agora que você já escreveu todas as atividades de cada papel para a próxima semana, chegou a hora de definir o que vai fazer no dia seguinte. Então, separe um momento, sempre que tiver terminado todas as suas tarefas do dia para organizar o que vai fazer no dia seguinte.

Defina o foco do dia, o seja, aquela atividade, normalmente a mais importante desse dia, que precisa estar pronta no final do expediente. Depois, da lista das atividades que você fez no passo anterior, escolha 5 atividades que serão feitas no dia seguinte. Ah! Deixe bem claro, escrito, o que você deve evitar, também. Como por exemplo, reuniões intermináveis e passar muitas horas respondendo emails.

Por fim, você deve avaliar, sempre no final do dia, o que deu certo, o que não deu para que consiga planejar o próximo dia.

Duas dicas extras

Para facilitar essa sua organização, tenho duas dicas extras. A primeira é você colocar tudo que não se encaixa nos papéis maiores que você exerce na vida em uma folha chamada “Depósito de tem que”. Sabe aquele compromisso esporádico, do tipo, pagar o estacionamento, buscar algum exame …, você coloca nessa folha. Daí separa uma tarde ou uma certa quantidade de horas (você que define!) pra realizar essas atividades do depósito. E não se preocupe se não conseguir dar um check em todas, elas nunca acabam (rsrs!).

A segunda dica é você organizar a sua agenda semanal em blocos de atividades. Então, por exemplo. Se você precisa marcar reuniões, separa um dia ou uma tarde (ou manhã) para fazer isso ao invés de marcar uma por dia. Dessa forma você otimiza seu tempo e pode aumentar a sua produtividade.

Espero que essas dicas possam te ajudar. Mas, lembre-se, se elas continuarem aqui, apenas no artigo do Blog do Osmar, não vai acontecer nada. Você precisa colocar em prática.

CARREIRA PROFISSIONAL FELIZ: 8 DICAS PARA TER UMA!

Não esquece de deixar o seu comentário me contando o que achou do artigo. Se tiver mais dicas sobre o assunto, fique a vontade para compartilhar com a nossa família de marmotinhas! <3

Ps: se alimentar bem também influencia (e muito!) na sua produtividade, então, bóra comer! Clica na imagem abaixo e peça o seu almoço de hoje ou já deixa agendado o de amanhã!

Aumentar a sua produtividade