Please assign a menu to the primary menu location under menu

Almoçar no trabalho é algo que a gente valoriza muito e já reforçamos sua importância em diversos artigos, como aqui e aqui. É simples, rápido e tem muitos benefícios. Só tem uma premissa: ter refeitório na empresa.

Por lei, caso a empresa possua mais de 300 funcionários, ela deverá obrigatoriamente oferecer um refeitório. Caso tenha de 30 a 300 funcionários, ela deverá oferecer um local apropriado para a alimentação. Caso a empresa possua menos de 30 funcionários, deve manter um local próprio para refeição ou, se for autorizado, a refeição pode ser feita no local de trabalho.

O assunto é bem menos complicado do que parece. E o refeitório que você não sabe se cria, bem mais produtivo do que imagina.  Vou te dar 5 motivos para você criar ou melhorar o refeitório da sua empresa.

1. Ter um refeitório na empresa otimiza o tempo dos seus funcionários

A grande desvantagem no deslocamento do funcionário da empresa até um restaurante próximo é a perda de tempo. Além do desgaste que o deslocamento traz – andar no sol cansa! Podem até ser poucos quarteirões de distância, mas ficar torrando no sol ou pegando gripe na chuva não dá. Devemos lembrar que grandes deslocamentos significam mais tempo fora da empresa. Agora, se os funcionários tiverem um refeitório na empresa, podem se organizar para aproveitar ao máximo o tempo de almoço. E sem atrasos no retorno ao trabalho!

2. Ter um refeitório na empresa proporciona integração dos funcionários

Nossa hashtag #AComidaNosUne comprova que quando uma empresa se organiza para que os funcionários comam reunidos, além da praticidade, ela promove a integração. A gente já escreveu vários artigos que comprovam essa afirmação e você pode vê-los aqui.

Para ressaltar a importância desse tópico, vou fazer analogia com um time de futebol. Quanto mais os jogadores se conhecem dentro e fora dos treinos, mais confiança eles colocam uns nos outros. E essa confiança reflete em campo. Sabe aquelas jogadas lindas onde o meio de campo só olha e sabe onde estão cada um dos seus laterais, atacantes e o centroavante? Ele tem boas possibilidades de jogada, pois conhece o suficiente cada um para criar a melhor possível.

3. A Produtividade melhora quando se tem um refeitório na empresa

Os dois tópicos anteriores mostram que uma pessoa que otimiza seu tempo e ainda consegue relaxar e interagir com outras, consegue esvaziar a mente e voltar ao trabalho com mais foco e, portanto, ser mais produtivo. Pessoas felizes tendem a render mais e quando a empresa se preocupa em contribuir com o bem-estar do funcionário, ele se sente motivado a ter um desempenho cada vez melhor.

4. Conversas de corredor

Eu sei que nenhum chefe gosta daquele zunzunzun de levantar, pegar água, ir ao banheiro, tomar um café. Para eles, isso é apenas matar tempo de trabalho. Para gente, funcionários, esse tempo é essencial. Algumas pequenas pausas ajudam a relaxar a mente, aliviar o stress, evitar doenças laborais e ainda servem para abrir a mente sobre as outras áreas da empresa.

Ao se trombarem em uma pausa rápida, pessoas de diferentes setores se conhecem, puxam conversas simples e conseguem ter uma visão maior do todo da empresa. Imaginem comigo: o responsável pela produção entendendo (finalmente) o que o funcionário de TI tanto digita naqueles pequenos números e códigos; ou o funcionário de TI perguntando pra quê serve aquela máquina gigante que faz um baita barulho? Isso é possível porque um único ambiente como o refeitório na empresa pode proporcionar muito mais do que ele propõe.

5. Ter um refeitório na empresa pode ajudar a diminuir o stress

O stress pode aparecer para qualquer um na rotina do trabalho, sem aviso prévio. Todos os tópicos que mencionei nesse texto podem ajudar a evitar que ele apareça, pois promovem situações de conversas, descontração e aumento da produtividade focando no bem-estar de todos. O refeitório na empresa pode ser um lugar comum onde todos conseguem se sentir livres das obrigações, apenas o tempo necessário para se recompor e voltar às atividades do dia.

Tudo isso prova que sim, #AComidaNosUne! Então faça parte do nosso time de marmotinhas e peça a sua marmô clicando na imagem abaixo! A gente entrega a comida quentinha, aí no seu trabalho.

Refeitório na empresa

Ps: se você promove almoços no trabalho em reuniões e comemorações, conheça o nosso serviço de Lunch Meeting, basta acessar aqui!

Leave a Response