Please assign a menu to the primary menu location under menu

Quando você decide ser vegetariano, toma uma decisão bem impactante na sua vida. Você se dispõe a modificar diversos aspectos da sua rotina. Em primeiro lugar o paladar, aprender novos sabores, ingredientes e colocar em prática uma dieta sem carne, o que pode ser complicado no começo.

Mas além do dia a dia da alimentação, outro fator que o vegetariano deve se acostumar é ouvir  dúvidas ou até piadas entre os amigos e familiares. Porque acredite, de repente todos vão ter alguma opinião sobre a sua escolha. 

Mesmo hoje que os vegetarianos correspondem a 14% da população brasileira, ainda existem pessoas que consideram essa uma escolha inusitada. No entanto, com o crescimento contínuo dessa porcentagem, aumentou-se também a demanda por comidas vegetarianas. Hoje, boa parte dos restaurantes já tem opções veggie no cardápio. Mas mesmo com tudo isso, ainda existem pessoas que ficam chocadas com as escolhas dos vegetarianos.

Para servir de abraço consolador, selecionei as 14 frases que todo vegetariano já escutou (ou vai escutar)!

Ser vegetariano - bacon é vida

1. “Você repõe a proteína? E o ferro?!”

É incrível como, de repente, todos que você conhece têm uma opinião sobre proteína e ferro. Claro que eles devem ter uma boa razão para se preocupar, afinal saúde é coisa séria. Mas é de se imaginar que quem se torna vegetariano conheça o suficiente sobre o assunto. Logo, não é difícil imaginar que você mesmo saiba mais sobre as fontes desses nutrientes do que eles.  

2. “Também tenho dó dos animais, mas amo churrasco!”

Da mesma forma que as pessoas têm opiniões sobre a sua alimentação, elas sentirão a necessidade de justificar a alimentação delas. Vão ter aqueles que vão gostar de detalhar seus gostos carnívoros. Também terão aqueles que vão querer justificar porque ainda comem carne, mesmo sem intenção de parar. Vai entender, né?

3. “Me fala aí então outros alimentos que têm proteína.”

Muitas pessoas associam a escolha de ser vegetariano a um livro de biologia. Por isso sempre perguntam sobre vegetais diferentes, receitas e todas as outras coisas naturais que eles tem em mente. Só que não é porque você é vegetariano que veste bata, saia longa e toma suco verde. Então explique para esses amigos com calma e paciência que boa parte das suas pesquisas online não tem a ver com mantras espirituais, mas sim com marcas diferentes de h veggie.

4. “Mas por que você decidiu ser vegetariano?!”

Em algum momento da sua vida você já se pegou respondendo um monte de perguntas desnecessárias sobre ser vegetariano. Isso porque tem algumas pessoas que se superam na curiosidade. Elas querem investigar todas as razões que te levaram a ser vegetariano. E apesar de algumas perguntas serem inofensivas, algumas vão estar carregadas de julgamentos que podem te irritar.

5.  “Melhor você escolher o restaurante porque você não come nada.”

Você é a ovelha verde do rolê. Sempre que a galera marca de comer algo depois do trabalho, vem uma voz lá no fundo que fala “ah mas o Fulano vai e não come carne, coitado!”. Eu sei que é complicado, mas seus amigos tem que entender que não é legal viver de pão e batata frita no barzinhos.

Ser vegetariano - carne por dinheiro

6. “Você come carne escondido de vez em quando?”

Às vezes você está comendo algo que lembre carne e logo alguém aponta para “te lembrar” que você está errado. Como se você, a pessoa que decidiu ser vegetariano, não soubesse que aquele bife é de soja.

7. “Mas nós somos onívoros, nosso organismo é feito para comer carne.”

De repente muitas pessoas do seu círculo social se tornam médicos e começam a diagnosticar sua escolha. Seu corpo se torna um evidência que você está falhando como vegetariano. Se está com as clavículas aparecendo, então está desnutrido. Se tem uma barriguinha saliente é porque está se alimentando à base de queijo e batata.

8. “Não tem problema comer só um pouquinho!”

As confraternizações e festas de família podem ser perigosas. Se você tem parentes conservadores, ainda mais. O simples ato de dizer não para pratos especiais pode ser considerado falta de respeito. Afinal, sempre tem um comentário ou olhar diferente quando você está passando pelo buffet.

Ser vegetariano - nem peixe

9. “Se você não come carne, então come o quê?”

Convites para almoçar ou jantar na casa de amigos também é complicado. Você odeia ser o estraga-prazeres ou ser rotulado como “o amigo que não come carne”. Não importa o quão próximo você seja da pessoa, sempre fica meio sem jeito de pedir para ela mudar o cardápio por sua causa.

10. “Quer uma picanha mal passada? Brincadeira!”

Você ainda está tentando entender porque sempre tem aquele amigo que afirma que vai conseguir te fazer voltar a comer carne.

11. “Mas bacon é vida!”

Já te perguntaram diversas vezes como você vive sem bacon. E ainda não acreditam quando você diz que já não achava tão gostoso assim.

12. “E se alguém te desse R$ 1 milhão pra comer um bife, você comeria?”

Você deve estar cansado de ser perguntado se comeria carne por dinheiro ou até para salvar sua vida. Qual é o problema das pessoas?

13. “Plantas também são seres vivos, então você não pode comer.”

É, você já deve ter escutado isso. Tantos artigos, vídeos e livros lidos sobre vegetarianismo… será que você e mais milhares de pessoas deixaram passar alguma informação? Acho que não. Então que tal apenas incentivar seu colega a ter pratos mais coloridos e se beneficiar dessa prática saudável?

14. “Mas nem peixe?”

Essa é a pergunta clássica que todo vegetariano já recebeu. Não sei porque as pessoas acham que peixe não é animal. De qualquer forma, à título de conhecimento, saiba que a dieta que inclui apenas a carne de peixe e frutos do mar se chama Pescetarianismo.

Ser vegetariano - vegetais são legais

Cardápio de saladas para a semana!

Mesmo com todos os comentários e chacotas, a gente sabe que a vida é feita de escolhas. E a sua escolha em ser vegetariano é o que faz melhor para você. Afinal, viver de acordo com nossas crenças e convicções deixa a gente sorrindo á toa!

Como a gente sabe que os vegetarianos vão dominar o mundo, nosso site está cheio de opções veggie! E eu sei muito bem que vegetarianos não comem só salada, viu? Mas para você poder mandar esse post como indireta no grupo da família, separei 5 opções de salada que vão agradar qualquer um! Afinal, todo mundo merece um pouco de verde no prato!

Salada tropicais

Mix de folhas Gourmet (alface romana, radicchio e rúcula), queijo gorgonzola, manga, tomate cereja, mix de castanhas e molho de vinagrete balsâmico. (540 kcal).

Shake salad supergrãos!

Super salada de grãos! Contém: Pepino Japonês, queijo minas, grão de bico, lentilha, feijão furadinho, molho vinagrete de orégano, azeitonas verdes, cebola roxa marinada e mix de folhas.

Salada naturebas

Mix de folhas (alface crespa e americana), abobrinha italiana e berinjela grelhadas, mix de grãos (arroz integral, arroz negro, linhaça, trigo, lentilha e quinoa), cenoura, cebola roxa, cogumelos e molho de azeite e ervas. 

Mini shakezinho saladinha cabrabróbrinha

Uma saladinha mais gourmet que a doçura da abóbora cabotia com o sabor único do queijo de cabra, todos os aminoácidos e benefícios da quinoa e um molho balsâmico delícia, mel e nozes torradas.

Cuscous marroquino

Cuscous Marroquino (cenoura, abobrinha italiana, uvas passas, nozes e damasco) e mix de folhas (alface crespa e americana).
Hmmm! Quanta coisa deliciosa! Então entre no site www.marmotex.com, faça seu cadastro (se você ainda não tiver) e escolha a sua preferida!

Leave a Response