Ter uma vida fitness é tão desejado hoje em dia! É algo que todos querem e se esforçam para manter. Só que convenhamos, quando a gente trabalha 8h/dia o negócio fica um pouco mais difícil.

Não ajuda muito acompanhar as redes sociais. Musas e musos fitness tomam as redes esbanjando beleza na nossa cara. E mesmo com um pézinho na inveja (boa, claro!) a gente continua seguindo esses perfis para pegar inspiração. Afinal, como faz pra levantar cedo, ir na academia, comer verdes e ainda sorrir pelos quatro cantos do mundo? Só pode ser feitiço! Então a gente acompanha pra ver se passa por osmose direto da tela do celular pra nossa mente: 1, 2, 3  e… barriga tanquinho!

Desde já eu aviso, pesquisei e realmente não tem nada a ver com feitiçaria. Mesmo com todas as brincadeiras, a vida fitness ganhou sentido ao proporcionar melhor disposição, saúde e bem-estar daqueles que se colocam à favor do esforço saudável.

Portanto, trouxe dicas que vão te ajudar a ganhar o selo fitness de saúde. Se você acha que isso é impossível, está enganado! Algumas mudanças de rotina ou escolhas de vida vão te trazer um maior bem-estar. E dizem por aí que isso vicia. Se liga nos tópicos do texto:

  • Alguém me explica, de uma vez por todas, que raio é fitness?
  • Vida fitness = vida da Pugliesi?
  • As regras do jogo
  • Agora vai! Dicas práticas para iniciar sua vida fitness
  • Desafio #marmotafitness *(aqui tem prêmio!)

Dizem que uma vez dentro nesse mundo, você não sai dele sem alguma consequência. Uns aprendem finalmente a comer alface, outros a beber 2 L de água por dia e há ainda quem descubra o talento para o pole dance! 

Alguém me explica, de uma vez por todas, que raio é fitness?

Sempre pensei que fitness tinha alguma coisa a ver com pessoas de academia. Afinal, foi nesse meio que a palavra ganhou força e foi dali que eu escutei pela primeira vez. Mas o significado da palavra é bem mais abrangente do que imaginei.

De origem inglesa, fitness significa “estar em boa forma física”. Logo, uma pessoa fitness é alguém com um bom condicionamento físico ou até mesmo um bem-estar físico e mental. Viu só? Em nenhum lugar está falando que precisa de barriga tanquinho pra ser fitness! Eba!

A palavra é iniciada pelo prefixo “fit”, cuja tradução pode ser “boa forma”. O sufixo “ness” transforma a palavra em um substantivo, designando um estado, uma condição. Dessa forma, a palavra remete à resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.

Bom, se você está livre de dores e problemas físicos, ficou ainda mais fácil essa tal de vida fitness. O que pega é apenas essa coisa de se “manter saudável”, né? Calma que vamos chegar lá.

COMER DE MANEIRA SAUDÁVEL NO TRABALHO: 5 DICAS IMPERDÍVEIS!

Vida fitness = vida da Pugliesi?

Se você não conhece a Gabriela Pugliesi, precisa conhecer – ou pelo menos dar uma espiada. Essa é a grande musa fitness que ganhou muitos likes (leia corações) nos últimos anos. Uma influencer que se tornou referência pelo seu estilo de vida saudável. Em seu Instagram a musa posta um dia a dia bem agitado que começa às 5h ou 6h da manhã já ligada no 220V correndo na esteira ou na aula de spinning. É uma baita disposição.

Mas não se preocupe que não, não é preciso seguir os mesmos passos para ter uma vida fitness. Tampouco ter o mesmo corpo. Lembre-se que o que estamos falando remete à um estilo de vida saudável e não se você cabe em uma calça número 38. Não é sobre padrões de beleza, mas sim sobre saúde!

Portanto, se você pensa que ter uma vida fitness é difícil porque vai ter que mudar quem você é… PÉÉÉNN! Resposta errada.

Pensa assim: ser fitness é ter o corpo preparado para chegar em casa, mesmo depois de 8h de trabalho, e ainda ter disposição. Assim você consegue ficar com seus familiares, levar seu cachorro pra passear ou investir seu tempo em você. Aqueles planos, metas e sonhos podem ser mais facilmente alcançados quando você está bem física e mentalmente.

As regras do jogo

Não chegou nem no final do texto e já mudei a minha visão sobre a vida fitness. Também quero! Só tenho ainda algumas dúvidas práticas. Como funciona? E se eu quiser ser uma fitness diferente, trocando alface por brigadeiro? Ou trocar aquela coisa cansativa de correr na esteira por uma coisa mais caseira como… pular na cama?

Claro que cada um vai adaptar as dicas que vou dar no próximo tópico ao seu estilo de vida. Só não pode deixar esse jeito despreocupado ser o foco da missão. Se a gente deixar de lado o exercício físico ou uma alimentação balanceada, aí fica difícil ter uma vida fitness, né? Poxa, colabora do lado daí!

Antes de mais nada, pense naquela disposição que falei lá em cima, no bem-estar, na rotina produtiva que você pode ganhar. Olhe pelo lado positivo da coisa que você vai se sentir motivado.

Não pense em tudo o que você vai abrir mão! Privar seu cérebro de um docinho ou de uma pizza só vai fazê-lo querer cada vez mais! Então encontre o equilíbrio e se permita comer de tudo. Aliás, vale até andar por terrenos ainda não explorados… Já comeu carne de jaca? Ou experimentou pizza de alface? E o famoso frango com batata doce? Vale de tudo para encontrar o seu próprio caminho para uma vida fitness!

Se sua vontade de doce não passa de jeito nenhum… Então lê esse post aqui!

Agora vai! 3 Dicas práticas para iniciar sua vida fitness

Finalmente vou liberar 3 dicas para você iniciar sua vida fitness no melhor estilo. Mas antes quero que se lembre que nada na vida acontece de graça, é preciso esforço e dedicação. Até para ganhar na loteria é preciso comprar um bilhete – ou mais que um, se você não tiver o grilo da sorte.

1. Rotina de exercícios

Se você nunca fez um esporte na vida, talvez não conheça a sensação mágica que a endorfina traz. Para quem não sabe, a endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro e responsável pela sensação de bem-estar após o exercício. Tem gente que nem gosta tanto de praticar exercício, mas gosta da sensação de tê-los feito. Essa sensação é a liberação de endorfina que provoca, um estado de plenitude. Se você busca uma mente saudável, ela com certeza vai adorar essa sensação.

Mas mesmo se sentindo bem depois do exercício, o problema real é o período anterior. É complicado largar sua casa, seu cantinho preferido no mundo todo, para treinar. Seja academia, caminhada, esporte, dança ou até campeonato de ping pong. Encontre uma atividade física que te agrada e que vai fazer você querer voltar. Ou seja, você gosta tanto que aquele entrave a sair de casa é superado com alegria. Se for necessário, arrasta o amigo, a namorada ou quem for para ter companhia.

O segredo é encarar essa atividade como um compromisso. Lembre-se que você está focado em ter uma vida fitness e praticar exercícios vai deixar seu corpo disposto para o dia a dia. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar correr atrás do ônibus, trocar o pneu do carro ou salvar a velhinha atravessando a rua. Acredite, seus músculos precisam estar preparados para esse tipo de aventura.

2. Descanso

Tão importante quanto praticar exercícios é deixar seu corpo se recuperar. Aqui não me refiro apenas ao descanso das as atividades físicas, mas também do trabalho ou afazeres do dia a dia. Você tira um tempo, dentro das 24h do seu dia, para descansar? Você dorme o tanto necessário que o seu corpo precisa? Se você faz o tipo workaholic, leva trabalho pra casa e não tem tempo nem para ir no banheiro, melhor abrir espaço na agenda.

A vida fitness preza pela saúde física e mental. Portanto, o descanso é fundamental para uma mente tranquila e saudável. Procure relaxar mais e equilibrar as atividades do dia. Se trabalha o dia todo na frente do computador, dê descanso aos seus olhos e evite ficar vidrado na TV ou no celular quando chegar em casa.

Qual foi a última vez que fez um jantar especial? Quanto tempo faz que não lê um livro? Essas opções podem ser interessantes para finalmente deixar de lado aquele relatório e curtir uma noite com os amigos ou com você mesma.

HAPPY HOUR EM PINHEIROS: SUGESTÕES PARA GALERA DA CERVEJA, DO CAFÉ E DOS GAMES!

3. Alimentação equilibrada

Infelizmente não tem como escapar dos verdinhos, meu amigo. Igual um carro, nosso corpo precisa de combustível. Se colocar um combustível porcaria, então o carro não irá funcionar direito, certo? Se a gente só comer porcaria, nosso corpo também vai apresentar mau funcionamento. Os sintomas podem ser desde cansaço, sonolência ou indisposição (aquela famosa preguiça eterna) até dores de cabeça frequentes, obesidade ou problemas de saúde.

Quem busca a vida fitness, com certeza começa a olhar o prato de forma mais consciente. Porque quando estamos na correria do trabalho, muitas vezes esquecemos que optamos por ser fitness. Se alguém passa com um chocolate, um salgadinho ou refrigerante a gente só aceita!

Mas a Marmotex está aqui pra te ajudar! Para se manter focada na vida fitness, que tal pedir comida fresca, saudável e que chega quentinha direto no trabalho? Naqueles dias que você sabe que não vai ter tempo de almoçar fora do escritório, já pede a sua marmô! Assim você come de maneira saudável e fica com energia para enfrentar os desafios do dia.

E se o deslize acontecer nos lanchinhos do meio do dia, pode deixar conosco! Você também pode pedir frutas que são entregues no seu trabalho. Frutas frescas e com um bilhete “Vida fitness, aqui vou eu!”.

Ok, a parte do bilhete é mentira. Mas se isso for te ajudar, pode mandar um e-mail que a galera providencia (alô, produção?).

Desafio #marmotafitness

Como esse post é um incentivo para que as marmotas entrem na vida fitness (e não saiam mais), a gente lançou um desafio: todos que postarem uma foto no Instagram cuidando do corpo, da mente ou comendo seu prato saudável e colocarem a hashtag #marmotafitness vão concorrer a uma semana de assinatura da Frutarium!

Veja mais sobre o sorteio no nosso Instagram!

Ah! E não esqueça de pedir sua marmô saudável clicando na imagem:

Almoço na Marmotex

1 comentário

Leave a Response